Abrir o programa oficial do evento Schmuck 2013 é perceber uma grande diferença entre este e o ano anterior, na quantidade da oferta de eventos. Este ano tornou-se difícil, quase impossível, ver todas as apresentações orais e as várias inaugurações simultâneas em pontos distintos da cidade. Três eventos foram quase incontornáveis: a exposição individual de Otto Künzli, no museu Pinakothek der Moderne, uma retrospectiva dos trabalhos mais marcantes no percurso deste artista joalheiro, indispensável na evolução desta disciplina, com a edição de uma monografia pujante, com 696 páginas de cortar a respiração. Segue-se a cerimónia de entrega dos prémios dos vários concursos para 2013 e outros eventos (Talentepreis 2013, Artist Meeting Sessions, Herbert-Hofmann-Preis 2013, Die Fette Beute), que decorre durante um dia inteiro e que precede, por sua vez, o mega jantar na Augustiner Keller. A última oportunidade de confraternizar e fazer contactos, agora num ambiente mais descontraído, com carta de gastronomia típica da Bavária, num salão ruidoso e frenético de movimento, com mais de mil pessoas a jantar, a conversar, a sorrir, a abraçar, com votos de um regresso no próximo ano.
Transporte 2010-13, 11 eurekas for Lingam 2008 e desenhos 2010, Pedro Sequeira
Panties, de Inês Nunes, 2013
Day Ring, de Catarina Dias, em linha, 2013. Seda selvagem, corte a laser.
Estrutura, de Estefânia r. de Almeida, 2012-13, instalação sobre banco. Porcelana chinesa
A par de tudo isto Lusitânia, ou a presença e apresentação de trabalho dos quatro portugueses no evento, foi muito bem recebida, quer no espaço expositivo, e pelo nosso anfitrião Jörg Linke na F X Muschelkalk, quer pelos pares joalheiros e coleccionadores que nos visitaram, durante os três dias de exposição.
Vista da inauguração da exposição Otto Künzli – die Ausstellung
Destas visitas surgiu o convite para levar a exposição Lusitânia até Barcelona, na mostra JOYA, já em Outubro próximo e o interesse de promover o trabalho na Feira de Arte Contemporânea nesta cidade, uma semana antes daquele evento. Mas, para além destes convites e propostas profissionais, o nosso regresso a Munique representa também o reencontro com amigos vindos de muitas partes do globo, e que se reúnem aqui anualmente, para trocar impressões e informação sobre a produção artística no campo da joalharia. Para nós, o grupo, significa também um estreitamento da amizade, reforçar laços e pactos e sublinhar aquilo que nos propusemos desde o início, celebrar a amizade, aqui e lá, hoje e amanhã.
A loja de vinhos F X Muschelkalk, na Dreimühlenstrasse 32
Reforçamos o nosso enorme agradecimento aos nossos amigos que nos ajudaram na logística à distância, Simon Kramer e Jörg Linke, sem os quais esta tarefa seria difícil. Em 2014 estaremos, seguramente, novamente presentes neste evento e levaremos outros abraços, outros trabalhos e nova energia a terras germânicas, num ambiente multi-cultural de grande entusiasmo. A união faz a força e juntos chegamos mais longe, mais fortes, salvaguardando a individualidade de cada um.
À entrada do Antikensammlungen, de Königsplatz
Este fim-de-semana, sábado e domingo, dias 16 e 17 Março estaremos, a partir das 16.00h, na OFICINA 12 para vos contar como foi esta experiência. Mostramos novamente o nosso trabalho, e documentação do evento Schmuck 2013, catálogos e publicações. Aguardamos a vossa visita na Rua de S. Tomé, 12, Lisboa.