MODA E BELEZA

  • none

Já ouviram falar do Concept Fashion Design? Trata-se  da 1ª edição desta plataforma cultural, onde a moda portuguesa é a protagonista e terá lugar nos dias 30 e 31 de Maio no Mouraria Creative Hub. A ideia surge da paixão de Catarina Rito pela moda e pelas artes criativas em geral. Após vários anos a trabalhar na área da moda, como jornalista, criou uma empatia com o sector de autor e comercial, percebendo que ainda há muito a fazer para que a moda portuguesa tenha mais visibilidade e protagonismo. O Concept Fashion Design pretende ir ao encontro das ideias dos agentes criativos e fazer a ligação com o seu público directo, de nicho/tribos, sem  ignorar o consumidor de massas que pode gostar e não conhecer por haver dificuldade em ter acesso, pela falta de espaços comerciais onde a moda portuguesa marca presença.

Falámos com Catarina que nos explicou todo o conceito...

Porquê a junção de fotografia, pintura e música no Concept Fashion Design? É a moda uma forma de arte, apesar de muitos não a verem como tal?
A moda é uma forma de arte na sua base, que pode perder, ou não, expressão quando se massifica. A fotografia, a pintura e a música são algumas das expressões artísticas que estão marcadamente presentes na moda e vice-versa. Faz, para mim, sentido que todas se juntem num só espaço e falem a sua linguagem, sabendo que todas são fomentadoras de inspiração entre si.

Como foi feita a selecção dos artistas e dos designers?
Para a primeira edição era importante recorrer a nomes que o público reconhecia. Mas também desafiar alguns destes nomes para se exporem sem recorrer ao tradicional desfile.

Muitos irão expor sob a forma de vídeo e instalação. Podes desvendar um pouco as ideias que estarão por trás do produto final?
Acima de tudo ir ao encontro do conceito base de cada projecto. Nem sempre a colecção que se mostra em formato de desfile é a expressão mais fiel de um projecto. Por vezes existe a necessidade de criar espaços/plataformas que permitem a liberdade criativa. Acima de tudo o Concept Fashion Design é isso mesmo.

Fiquei curiosa com o facto de a Lidija Kolovrat apresentar pintura. Fala-me sobre isso.
A Lidija Kolovrat é uma artista plástica na sua expressão. Quando lhe falei do projecto e lhe mostrei o espaço, a Lidija foi peremtória e disse: vou fazer umas peças estampadas como se fossem quadros, ou pinturas de parede que também podem ser vestidas.

Poderá este evento ser um complemento artístico da ModaLisboa?
Não o idealizei nessa perspectiva. Acho que cada projecto que pretende dar a conhecer, promover a nossa moda acaba por ser um complemento de outras plataformas já existentes. Quanto mais criativos e empreendedores formos, mais valorizamos a moda nacional.

Porquê a duração de apenas um fim de semana. Para onde caminhará em Novembro a Concept Fashion Design?
Esta é a primeira edição. Existem limitações de recursos e temos de ser honestos e objectivos quando organizamos projectos deste género. Dar um passo maior que as pernas é sinónimo de desastre. Começamos por dois dias e quem sabe em breve podemos arriscar três.  Em Novembro queremos voltar para a segunda edição, respeitando o conceito do projecto mas com novidades quer de programa quer de alguma dinâmica.

Concept Fashion Design

Designers: João Rôlo, Nuno Gama, Lidija Kolovrat, Storytailors, Nelson Lisboa, Alexandra Moura, Kilumba e Carlos Santos.

Dias 30 e 31 de Maio, das 14h às 23h no Mouraria Creative Hub (Rua dos Lagares, 21 – Lisboa)

ARTIGOS RELACIONADOS

Moda e Beleza

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: