Este ano o Ar.Co celebra o seu 40º aniversário. São 40 anos de actividade ininterrupta e independente na área da formação artística.
Parte de um conjunto de iniciativas de diversas naturezas comemorando a ocasião, a exposição 40 Jóias celebra ainda, em simultâneo, os 35 anos de existência do Departamento de Joalharia, centrando-se no seu desempenho até ao presente.
Através de Cristina Filipe e por delegação desta em Marília Maria Mira (actual e temporária responsável do departamento), o departamento de Joalharia propôs-se realizar em colaboração com a Galeria Tereza Seabra a exposição 40 Jóias. Dela fazem parte 40 trabalhos de 40 alunos que terminaram no Ar.Co o Plano de Estudos Básico e /ou o Plano de Estudos Completo. Os trabalhos apresentados foram realizados durante o período de estudos dos seus autores ou surgiram como consequência directa da sua experiência escolar.
Fundado em 1978, o departamento de Joalharia esteve a cargo de Tereza Seabra durante os primeiros 25 anos da sua actividade, transitando a função de responsável para Cristina Filipe, em 2004. Numa permanente tentativa de repensar o conceito de jóia, o departamento conseguiu obter reconhecimento nacional e internacional ao aliar a uma vocação eminentemente experimental uma exigência pedagógica, acompanhando desta forma as vastas mudanças ocorridas na sociedade ao longo de mais de três décadas.
–
40 Jóias está patente na Galeria Tereza Seabra até ao dia 19 de Novembro.
Segunda a Sexta, das 11h às 13h e das 14h às 19h ׀ Sábados das 14h às 18h
Rua da Rosa 158-160A, Lisboa
Participam na exposição: Alexandra Rodrigues, Amália Rosa, Ana Henriques, Ana Margarida Carvalho, Artur Madeira, Beatriz Mousinho, Cláudia Cabral, Catarina Silva, Catarina Simões, Cristina Filipe, David Pontes, Diana Silva, Gabriela Coelho, Inês Nunes, Joana Mota Capitão, João Martins, Laura Rose Graham, Lúcia Abdenur, Luís Torres, Madalena Avellar, Manuel Machado, Manuela Domingues, Manuela Sousa, Maria Emília Martinho, Marília Mira, Marta Boino Eliseu, Miriam Castro, Natalie Olarte, Nininha, Nuno Miguel Gomes, Paula Crespo, Paula Paour, Pedro Cruz, Rita Faustino, Rita del Rio, Sónia Brum, Susana Beirão, Teresa Milheiro, Typhaine Le Monnier e Zélia Nobre.