MODA E BELEZA

  • none

A indústria da moda é muitas vezes percepcionada como um campo social no qual a frieza, amargura, arrogância e ausência de valores e preocupações a nível ambiental, sobretudo no que toca aos direitos dos animais, são norma. Contudo, a julgar pelo que temos vistos, ultimamente, nos desfiles das grandes marcas de moda, essa imagem não corresponde bem à verdade. Designers como Alber Elbaz (Lanvin), Phoebe Philo (Céline) e Raf Simons (neste momento, director criativo da Christian Dior, mas anteriormente responsável pelo mesmo cargo na Jil Sander), através das suas colecções, têm transmitido mensagens positivas e calorosas (em que sentimentos como o “amor” e a “fé” são celebrados) e de consciencialização para a preservação do ambiente.

Jil-Sander

Na colecção Pre-Fall 2012 da Jil Sander, concebida quando Raf Simons ainda estava à frente da casa de origem alemã, alguns acessórios exibiam uma inscrição da palavra “Faith” (fé).

Lanvin

Alber Elbaz, na Lanvin, tem injectado uma enorme dose de optimismo por via das suas últimas colecções (F/W 13/14 e S/S 14), com palavras escritas em colares – “Love” (amor), “Help” (ajuda) e “Happy” (feliz)“ – e tops – “DREAM” (sonho).

Celine

ACNE

A Céline e a ACNE também estão num “mood” muito “soft”. Há alguns dias atrás, em Paris, Phoebe Philo apresentou a colecção S/S 14 da Céline, na qual os pares de ténis slip-on tinham a palavra “LOVE” inscrita na parte de trás. Já a ACNE tem vendido imensas camisolas com a mensagem “Romantic” escrita na zona do peito.

Kenzo

Também apresentada recentemente em Paris, durante a semana da moda, a colecção S/S 14 da KENZO serviu de plataforma para Humberto Leon e Carol Lim, actuais directores criativos da marca, partilharem as suas preocupações com o ambiente. Numa indústria cujos eventos e marcas são muitas vezes boicotados por organizações que lutam pelos direitos dos animais, a KENZO destacou-se por chamar a atenção para a pesca excessiva e ilegal. “80% of life is in the ocean. No fish, no nothing” (80% da vida está no oceano. Sem peixes, não há nada), dizia uma mensagem escrita numa camisola.

ARTIGOS RELACIONADOS

Moda e Beleza

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: