DESIGN

  • none
  • none
  • none
  • none

O pintor e poeta francês Francis Picabia [1879 – 1953] afirmou um dia que “as nossas cabeças são redondas para permitir que os pensamentos mudem de direcção”. E esta poderia muito bem ser a génese do conceito da marca de mobiliário nortenha Piurra.

Piurra (ou piorra) é um pião pequeno. Um brinquedo de origem popular, talhado em madeira, que gira e rodopia assumindo sentidos e direcções indefinidas. É assim que se define a Piurra® Furnituring. Uma marca que assume cada projecto de forma única, sem um ponto de partida definido e sem ideias pré-concebidas, rodopiando - tal como o jogo ao qual foi buscar o nome - entre memórias, influências, materiais, formas e conceitos estéticos. O resultado é uma marca de mobiliário contemporâneo fortemente influenciada pelo imaginário cultural português, com o qual “brinca” - como é caso da estante Sete Saias, assumidamente inspirada pela tradição das sete saias usadas pelas nazarenas - e ao qual acrescenta uma linguagem própria, actual e marcadamente urbana.

Criada em 2007, a Piurra® Furnituring já se encontra a “rodopiar” por países como a Bélgica, Alemanha, Luxemburgo e Holanda, entre outros, tendo tido também destaque assíduo na imprensa nacional e internacional. O projecto nasce com Angel, um aparador com características e detalhes especiais concebido para habitar a Rua do Anjo, em Braga, e que nos reporta a um imaginário feérico e imaterial. Desde então, tem vindo a desenvolver diversas linhas de mobiliário com linguagens e pressupostos distintos, mas mantendo um fio condutor e sendo sempre fiel à identidade e filosofia da marca.

Construídas tendo por base um processo manual extremamente exigente e rigoroso, recorrendo pontualmente à maquinaria, as peças criadas por Rui Viana, mentor, designer e director criativo da Piurra, caracterizam-se ainda pela excelência dos materiais e dos acabamentos e pela sua versatilidade funcional e irreverência de estilo, bem patentes em todas as colecções, desde a Aro à Moo, passando pela Carpet, pela Sete Saias, pelas Mary Jo Rocks e Mary Jo Lamp, terminando na Pinhole, a colecção mais recente da marca.

A colecção Pinhole, do inglês pin-hole, “buraco de alfinete”, é uma linha de mobiliário assente num conceito de polivalência que, para além de nos remeter para a câmara e técnica fotográficas com o mesmo nome, reporta-nos uma vez mais para o imaginário cultural português, recebendo claras influências do vocabulário de materiais e cores em voga nos interiores das casas nos anos 70. Uma colecção que, por ser modular, permitirá através da sobreposição e justaposição dos diversos elementos que a constituem responder às necessidades funcionais e condicionantes espaciais dos seus utilizadores, bem como evoluir e/ou transformar-se sempre que essas situações se alterem com o decorrer dos tempos.

(Em Lisboa, as peças da Piurra® Furnituring podem ser namoradas e adquiridas, na Arte Assinada Concept Store, sita no número 13 do Largo Trindade Coelho, perto da Igreja de São Roque.)

Design

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: