CINEMA

  • none
por

O CCB organiza agora um ciclo Andrei Tarkovsky fazendo uma apresentação na íntegra da sua cinematografia de 7 de novembro a 4 de dezembro no Pequeno Auditório – Sala Eduardo Prado Coelho.

8 de Novembro

A INFÂNCIA DE IVAN

"Ivanovo Detstvo" (1962)

Realização - Andrei Tarkovsky

Argumento - Vladimir Bogomolov

Produção - Mosfilm

Fotografia - Vadin Yusov

Tradução - Alexandre Bazine

Intérpretes Nikolai Burlyayev, Valentin Zubkov, Yevgeni Zharikov, Stepan, Krylov,

Nikolai Grinko, Dmitri Milyutenko, Valentina Malayavina.

O primeiro filme do realizador russo Andrei Tarkovsky é uma viagem evocativa da infância perdida de um rapaz de 12 anos. Opondo a realidade traumática da Segunda Guerra Mundial às recordações dos momentos serenos de uma vida familiar, destruída pela própria guerra, A Infância de Ivan retrata de forma perturbadora o impacto nas crianças da violência da guerra.

9 de novembro

ANDREI RUBLIOV

"Andrei Rublyov" (1969)

Realização Andrei Tarkovsky

Interpretação - Anatoli Solonitsyn, Ivan Lapikov, Nikolai Grinko, Nikolai Sergeyev, Irma Rauch, Nikolai Burlyayen, Yuri Nazarov

Argumento - Andrei Konchalovsky, Andrei Tarkovsky

Produtor - Tamara Ogorodnikova

Produção - Mosfilm

Fotografia - Vyacheslav Ovchinnikov

Tradução - Alexandre Bazine

Obra-prima condenada e proibida pelas autoridades russas, o segundo filme de Tarkovsky relata a vida de Andrei Rubliov, pintor do século XV, seguindo-o pelas terras miseráveis e violentas da Rússia medieval. O filme levanta questões sobre a repressão e a liberdade e é uma reflexão sobre o significado da arte e a natureza da fé.

10 de novembro

SOLARIS

"Solyaris" (1972)

Realização Andrei Tarkovsky

Argumento Fridrikh Gorenshtein, Andrei Tarkovsky, baseado numa novela de Stanislaw Lem

Produtor Eduard Artemyev

Produção Mosfilm

Música Vyacheslav Ovchinnikov

Tradução Alexandre Bazine

Intérpretes Natalya Bondarchuk, Donatas Banionis, Jüri Järvet, Vladislav Dvorzhetsky, Nikolai Grinko, Anatoli Solonitsyn, Sos Sargsyan, Olga Barnet, Tamara Ogorodnikova, Georgi Tejkh, Yulian Semyonov, Olga Kizilova.

Após a misteriosa morte de um dos cientistas colocados na estação espacial da Missão Solaris, Kris Kelvin é enviado para investigar o sucedido. Irá encontrar a estação inoperante e os restantes dois cientistas frios e reservados, e irá aperceber-se lentamente de algo sobrenatural a afectar a estação.

12 de novembro

O ESPELHO

"Zerkalo" (1975)

Realizador Andrei Tarkovsky

Intérpretes Margarita Terekhova, Ignat Daniltsev, Larisa Tarkovskaya, Alla Demidova, Anatoli Solonitsyn, Tamara Ogorodnikova, Yuri Nazarov, Oleg Yankovsky, Filipp Yankovsky, Yuri Sventisov, Tamara Reshetnikova, Innokenti Smoktunovsky, Arseni Tarkovsky.

O que começou, para Tarkovsky, por um plano para uma série de entrevistas, transformou-se numa autobiografia abstrata, onde as memórias do realizador se entrelaçam com as da sua mãe, desenrolando-se no período que antecede a Segunda Guerra Mundial, e onde uma Rússia sumptuosa é evocada pela voz do seu pai, recitando a sua própria poesia elegíaca. Uma meditação lírica e complexa sobre o amor, a lealdade, as memórias e a história.

13 de novembro

STALKER

"Stalker" (1979)

Realizador Andrei Tarkovsky

Intérpretes: Aleksandr Kajdanovsky, Alisa Frejndlikh, Anatoli Solonitsyn, Nikolai Grinko, Natasha Abramova

Numa visão pós-apocalíptica, Tarkovsky filma a “Zona”, um território proibido onde se encontra um espaço que permite realizar os desejos mais profundos dos que lá conseguirem chegar. Um escritor e um cientista fazem a viagem acompanhados por um Stalker, um homem com capacidades especiais para os conduzir, mas atormentado pelos seus próprios fantasmas.

16 de novembro

NOSTALGIA

"Nostalghia" (1983)

Realizador Andrei Tarkovsky

Intérpretes - Oleg Yankovsky, Erland Josephson, Domiziana Giordano, Patrizia Terreno, Laura De Marchi, Delia Boccardo, Milena Vukotic

Argumento - Tonino Guerra, Andrei Tarkovsky

Produtores - Franco Casati, Daniel Toscan du Plantier

Fotografia - Giuseppe Lanci

Tradução - Storyline Audiovisuais Lda.

No primeiro filme que fez fora da Rússia, Tarkovsky centra-se no significado da nostalgia. Gortchakov, poeta russo, viajando pela Itália num trabalho de investigação, confronta-se com as saudades pela sua terra natal, com os sentimentos que tem por Eugenia, a sua intérprete italiana, e com a influência de Domenico, uma personagem mística com um passado bizarro.

17 de novembro

O SACRIFÍCIO

"Offret" (1986 - 143’)

REALIZADOR Andrei Tarkovsky

INTÉRPRETES Erland Josephson, Susan Fleetwood, Allan Edwall, Guðrún Gísladóttir, Sven Wollter.

Argumento: Andrei Tarkovsky

Música: Johann Sebastian Bach; Watazumido Shuso

Tradutor: Storyline Audiovisuais Lda.

Alexander, jornalista e antigo ator e filósofo, reúne a família na sua casa de campo para celebrar o seu aniversário. Entretanto, revela ao seu filho que está preocupado com a falta de espiritualidade do mundo moderno. Nessa mesma noite, começa uma guerra nuclear. Alexander vira-se para Deus e faz a promessa de sacrificar tudo o que tem se a guerra for impedida.

Untitled-2

ARTIGOS RELACIONADOS

Cinema

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: