Nesta sua 1ª exposição individual Catarina Dias explora as possibilidades da técnica da fundição alargando a sua aplicação aos materiais sintéticos que melhor se conjugam com a sua opção estética e a sua visão da joalharia contemporânea.
Nas duas colecções agora apresentadas – Soldados e Pedra Falsa – o molde surge assim não como base de um processo de reprodução, mas como parte integrante do produto final. Se em Soldados o plástico é substituído pelo metal através do tradicional processo de reprodução industrial, em Pedra Falsa o metal é substituído pelo plástico por técnicas manuais.
Deste exercício de reprodução ‘infiel’, resultam objectos de reconhecimento imediato que apesar de características diferentes, preservam o sentido e a carga do original.
Assente numa atitude de reprodução e recriação - a falsificação do falso – o trabalho que Catarina Dias apresenta em Cera Perdida aproxima materiais e técnicas de produção distintas com um objectivo semelhante: o aqui e agora do original constitui o conceito da sua autenticidade.
Inauguração: 5ª feira, 7 de Julho das 18 às 21h
Galeria Reverso - Rua da Esperança nº 59/61 (Santos)
Lisboa