Esta coisa das colaborações entre grandes designers de moda e marcas de desporto icónicas não é propriamente novidade. A Adidas, por exemplo, ao longo de vários anos, já estabeleceu parcerias com diversos directores criativos, como o Jeremy Scott, a Stella McCartney ou o Yohji Yamamoto, que desde 2003 até tem uma marca própria dentro da Adidas intitulada Y-3 e cujos desfiles são apresentados em Nova Iorque.
Ainda assim, não havendo, portanto, nenhuma novidade neste tipo de sinergias entre marcas de desporto gigantes, com grandes recursos técnicos, e designers da chamada “high-fashion”, ligados ao luxo e ao exclusivo, gostava de, neste artigo, me debruçar sobre as colaborações estabelecidas recentemente entre a Adidas e três dos criadores de culto mais conhecidos da actualidade: Raf Simons, Rick Owens e Yohji Yamamoto. Já as conhecem?!
O Raf Simons começou a trabalhar em conjunto com a Adidas no calçado da sua colecção de Outono/Inverno 2013. Os ténis de corrida com combinações de cores improváveis fez tanto sucesso que o designer voltou a unir forças com a marca de desporto alemã para a criação do calçado da sua colecção de Primavera/Verão 2014, apresentada recentemente em Paris. Desta vez, os ténis têm um ar muito mais arrojado e futurista. As combinações de cores, mais uma vez, insólitas, tornam o calçado ainda mais apetecível.
A primeira colaboração entre o Rick Owens e a Adidas aconteceu há muito pouco tempo. O designer americano, que apresenta todos os anos as suas colecções em Paris, juntou-se à icónica marca de desporto para a criação de uns ténis. O modelo foi apresentado recentemente, no desfile masculino de Primavera/Verão 2014 de Owens, e é tudo aquilo que eu já esperava: design invulgar, a roçar numa estética futurista, e uma paleta de cores que se resume ao preto e branco.
Como já foi referido anteriormente, a ligação de Yohji Yamamoto à Adidas é de longa data. O designer japonês é responsável pela direcção criativa da Y-3, marca que fundou dentro da própria Adidas em 2003. As colecções da Y-3, a meu ver, são sempre maravilhosas, mantendo um equilíbrio saudável entre o luxo de uma grande casa de moda e o conforto/praticidade do sportswear. A sugestão mais recente de Yamamoto, em termos de calçado, para a Y-3, é este modelo intitulado Quasa High, inicialmente criado em preto e branco, mas que agora existe numa versão extremamente atraente, com apontamentos em néon.





























