PORTO FASHION MAKERS

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none

Fotografia: Miguel Silva Rocha.

Toda a movida do chamado Soho do Porto, começa na Praça Carlos Alberto que aos sábados é ocupada pelo mercado de rua “Porto Belo”. Nesta praça nasceu também a primeira coffee house do Porto – de seu nome Moustache – e que deu início a este movimento, ou não fosse aqui uma das sedes do que é ser hipster à moda do Porto. Tags, street art e afins, não são nomes e imagens visuais desconhecidas das ruas do Porto, mas é aqui que encontram a sua raíz. Entre a rua de Cedofeita e a rua Miguel Bombarda fica o centro deste nosso Soho, povoado por esta forma de arte de rua, bem como por aqueles que a pintam.

Bairro das Artes é a definição oficial da zona de Miguel Bombarda, uma das muitas que compõem este bairro tão multicultural.

Ruas, ruelas, cantos e recantos recheados com galerias de arte definem a vibração que se sente ao andar por este bairro. O CCB (Centro Comercial Miguel Bombarda) é o núcleo de toda esta atmosfera artística. Aqui residem lojas de joalharias e mobiliário, oculistas, cabeleireiros, galerias, etc. Não esquecer o Pimenta Rosa, o eat&drink perfeito para este local. Nos sábados de céu azul, o espaço ao ar livre deste centro comercial aloja “O Berdinho”, o mercado urbano de produtos biológicos, que tanto tenta recriar a rotina de compra de alimentos frescos fora dos hipers e dos supers que povoam o Porto e as suas imediações. Mas a atmosfera artística surge também dos vários estúdios, ateliers e oficinas de tudo o que é trabalho manual. É nesta zona que se encontram os ilustradores, artistas, pintores, designers, joalheiros e todos os outros profissionais que usam as suas mãos para criar.

Mas há mais! No primeiro sábado de cada mês, as ruas deste bairro enchem-se. Tudo porque há festa! As galerias, lojas e os cafés abrem as suas portas e combinam aberturas, iniciativas e shows, colectivamente. É assim, em colectivo, que este bairro se movimenta. Os locais encontram os seus pares nativos a cirandar por esta zona, passando até pela movimentada Rua de Cedofeita tão famosa pelo seu comércio local.

É vibrante e cool este lado do Porto. Não há que enganar, pois todos os pontos e lugares são perfeitos para relaxar e apreciar a dinâmica local.

A deambulação pelas ruelas e vielas vai com toda a certeza conduzir a um dos cénários mais emblemáticos da cidade do Porto – o Palácio de Cristal. Os labirintos mais do que verdes aliciam a um passeio sem rumo até à maravilhosa vista sobre a cidade, espiando por cima do rio. Uma caminhada obrigatória num dia solheiro.

Se este bairro, começa na Praça encontra o seu limite é no afamado Bairro da Bouça. À moda de um colectivo bairrista com a mão do arquitecto Siza Vieira, (bairro social projectado nos anos 70 pelo mesmo), tornou-se o casa de muitos dos residentes que compõem o vibe sentido no bairro de Cedofeita.

ARTIGOS RELACIONADOS

Newsletter PFM

Subscreva a newsletter do Porto Fashion Makers e receba notícias exclusivas.