DESIGN

  • none
por

A ESAD – Escola Superir de Artes e Design e a Câmara Municipal de Matosinhos trouxeram a Portugal David Carson, designer, sociólogo e surfista, considerado internacionalmente um dos designers gráficos mais polémicos e influentes do século XX.

David Carson, antigo surfista profissional que chegou ao nº 9 mundial, é um dos mais importantes designers da actualidade, conhecido pela sua caótica irreverência e imprevisibilidade, não só nos seus projectos de design, mas também a nível pessoal. O facto de a sua presença ser disputada um pouco por todo mundo leva, por exemplo, esta “superestrela” do design a assumir compromissos simultâneos em vários países.

Galardoado em todo o mundo e publicado em mais de 180 artigos de revistas e jornais (incluindo a Newsweek e o New York Times), Carson viu já a USA Today a descrever o seu trabalho como “Visualmente estonteante,” e afirmar que o seu design para a Ray Gun Magazine “pode ser uma forma de levar eficazmente os jovens a ler de novo.”

book-7

Convidado pela campanha de Barack Obama para contribuir com a sua “visão artística” Carson desenvolveu uma interpretação tipográfica que foi mais tarde publicada num livro sobre todas as abordagens artísticas a Obama e se tornou capa de um especial do jornal inglês The Guardian sobre a campanha de Barack Obama.

Nos últimos anos, Carson dirigiu também videoclips e anúncios, entre os quais os da Lucent Technologies e Nine Inch Nails. realizou o filme The End of Print com William Burroughs, desenvolveu campanhas mundiais para empresas como a Microsoft ou Pepsi e criou a campanha da Giorgio Armani, entre muitos outros trabalhos e colaborações de referência (The Guardian, Nine Inch Nails, Quiksilver, Bose, Dali Museum, Ray Gun, etc.). David Carson é o director artístico oficial de todo o acervo de Marshall Mcluhan. Foi a este designer que Neville Brody atribuíu a responsabilidade do “fim da tipografia” devido ao seu experimentalismo a abordagem destemida a trabalhos que vieram a influenciar de forma decisiva as gerações actuais de designers.

David-Carson

O primeiro livro de Carson, em parcería com Lewis Blackwell, The End of Print, (introdução de David Byrne) tornou-se no livro de design gráfico mais vendido em todo o mundo (mais de 200.000 cópias vendidas). Impresso em cinco linguas, o conteúdo deste livro foi já objecto de inúmeras exposições em toda a Europa, América Latina, Ásia e Austrália. Outros títulos de Carson incluem 2nd Sight, Fotografiks (com o historiador de design Philip Meggs). Lançou recentemente dois novos livros TREK e The Book of Probes – Marshall McLuhan.

Design

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: