• none
  • none
por

De 20 a 24 de Julho mais de 300 artistas estarão em exposição num percurso que vai desde o Largo do Chafariz de Dentro até ao Martim Moniz, abrangendo os bairros de Alfama, Castelo e Mouraria. Pelas ruas vamos poder ver trabalhos de artistas de 16 nacionalidades numa intervenção que criará novos ritmos e percepções das paisagens urbanas e convidará a população a repensar os futuros possíveis do centro histórico de Lisboa.

Trata-se do Paratíssima Lisboa, um projeto que expõe arte contemporânea no espaço urbano e que se divide em seis quadros expositivos: ParaPhoto, ParaVideo, ParaPlastic, ParaVisual, ParaDesign e ParaFashion. O projeto apresentado pela primeira vez em Portugal, conta já com 11 edições em Turim e 3 em Skopje (Macedónia).

Tudo começou em Turim em 2004, num movimento de ruptura com a musealização e elitização da arte contemporânea. Assim se iniciou uma exposição coletiva no espaço público destinada à apresentação de artistas independentes que, às margens dos circuitos oficiais da arte, aceitaram o desafio de experimentar o seu trabalho no espaço urbano.

Está lançado o mote para a reflexão e o festival irá pôr-nos a pensar nas rápidas transformações urbanas devidas à crise, no crescimento rápido e exponencial do turismo, na gentrificação e nas novas tensões sociais e geracionais do centro histórico de Lisboa.

Paratissima Lisboa é promovido pela Junta de Freguesia de Santa Maria Maior, criado e organizado pelo EBANOCollective e conta com o apoio institucional da Câmara Municipal de Lisboa e o mecenato exclusivo da Fundação Millennium BCP.

static1.squarespace.com

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: