DIÁRIOS DO UMBIGO

  • none

Trissur Pommer, no distrito de Kerala, é considerado o maior e mais importante festival do sul da Índia. Com mais de 3 milhões de pessoas, muito calor à mistura, pois é realizado na época das monções, nele não encontramos qualquer tipo de turista e foi isso que me fascinou.

Danças ancestrais, música interminável e muita confusão, o festival tem três pontos altos. O primeiro durante a manhã, com as pessoas no meio da cidade a dançarem e a tocarem instrumentos; o barulho e a energia são contagiantes. Mais tarde, durante a tarde, e com mais de quarenta graus, um desfile de elefantes tem início no templo, que devido ao festival todos podem visitar; tive essa sorte no único dia que me seria permitido. O desfile é assombroso, de um lado uma equipa com mais de dez elefantes e a mais de um quilómetro outros tantos. Começa a "batalha", mas esta é pacífica. Os dançarinos abrem guarda-sóis coloridos e ganha quem for mais aplaudido. Para o que estou habituado a ver em muitos sítios na Ásia, os elefantes nunca são bem tratados, mas aqui há um respeito mútuo entre animais e pessoas. Durante a noite a festa continua com fogo de artifício. Quando começou o primeiro fogo, foi um barulho imenso, nunca tinha visto nada assim. Apesar disso todos os locais me disseram que este ano não era muito forte porque o governo não permitiu. No ano anterior só com o impacto das explosões caíram várias casas.

Depois de muito barulho, muito movimento, finalmente a hora da pausa, após quase 24 horas a fotografar. É um lugar que sem dúvida temos de ir nem que seja uma vez na vida. Obrigado Trissur por esta oportunidade!

Please activate Easy Media Gallery Pro license key. You can activate here

ARTIGOS RELACIONADOS

Diários do Umbigo

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: