Fotografias: EKA [unity].
O EKA Palace celebra o seu primeiro aniversário este fim-de-semana, e o plano de festas evidencia toda a multidisciplinariedade afiançada desde a inauguração do espaço. O leque de actividades é tão variado, que obriga a quem o descreve a utilizar a palavra ‘etc.’ no final de qualquer listagem. Entre 25 e 27 de Setembro, música ao vivo, videoarte, dança, teatro, live painting, poesia, DJ parties, workshops de dança e yoga, lançamento de uma nova marca de roupa, etc.
Há precisamente um ano, os inquilinos do EKA Palace fizeram questão de se apresentarem aos moradores da Vila Maria Luísa, antiga vila operária de Xabregas que alberga este espaço cultural de características únicas na freguesia do Beato. Desde então, procederam à reabilitação das instalações (com muita criatividade à mistura), e deram a conhecer o local à comunidade envolvente. A chegada da Primavera coincidiu curiosamente com o desabrochar do EKA Palace, altura em que se inaugurou a esplanada no terraço.
Aliás, foi mesmo aí que Eurica Magan, uma das impulsionadoras do projecto, fez uma humilde retrospectiva do ano que passou. Entre puffs coloridos e sombras de fazer inveja, Eurica explicou que o espaço tem vindo a cumprir o seu propósito de “juntar todo o tipo de público”. A barreira inicial inerente a qualquer espaço desconhecido já foi ultrapassada, dando lugar agora a novas etapas entusiasmantes.
A próxima passa por dar utilidade às habitações devolutas da Vila. “Vamos reabilitando os edifícios um a um, conforme as possibilidades, para depois alugar os espaços como ateliês, oficinas, salas de ensaio, estúdios, enfim, conforme as necessidades das pessoas que se aproximarem de nós”. Criar uma verdadeira comunidade artística, sem limites ou fronteiras.
O EKA Palace já inspirou inclusive outros a trabalharem num projecto-irmão, em Reguengos de Monsaraz. “Um grupo informal de pessoas que vive naquela zona decidiu juntar-se e utilizar um antigo lagar que estava abandonado, para criarem projectos artísticos. Eles leram vários artigos sobre o EKA publicados em revistas e jornais, e acharam que nós tínhamos o know-how suficiente para poder apoiar nessa reabilitação. Fomos ver o local, e vimos que, de facto, tinha imenso potencial”.
Enquanto esperamos por mais exemplos de contágio desta doença benigna que é a arte, torna-se imperioso marcar presença em Xabregas este fim-de-semana. A entrada é gratuita.
EKA Palace
Vila Maria Luísa
Calçada de Dom Gastão, nº 12 - porta 8
1900-194 Lisboa