Fotografia: Ricardo Paulino.
Certamente já ouviu falar da Absolut Elyx, um vodka inserido na categoria super-premium da Absolut para cuja produção reactivaram a antiga destilaria, que data de 1929. A Umbigo foi falar com Romeu Bastos, embaixador da marca em Portugal para a Pernod Ricard, para que nos contasse tudo acerca do mundo arty e premium que rodeia esta marca tão especial.
A Absolut esteve desde sempre envolvida num conceito arty, desde as garrafas até à publicidade que envolve a marca. Quais foram para ti as mais marcantes?
De facto o DNA de comunicação da marca respira arte. Desde o início da sua internacionalização, decorriam os anos 80 nos EUA, Absolut Vodka associou-se aos mais conceituados artistas, desenvolvendo as campanhas publicitárias mais originais de que tenho memória. Para referir uma será um pouco complicado mas creio que me lembro frequentemente das campanhas de Andy Warhol e de Keith Haring entre outros tantos artistas, sem nunca esquecer as maravilhosas campanhas desenvolvidas pela TBWA baseadas na icónica garrafa.
Quais as características que diferenciam a Absolut das diferentes vodkas?
Absolut Vodka é um vodka único que assenta em diversas premissas para se alcançar um vodka perfeito. O processo de produção baseia-se em duas palavras "one Source" ou seja, "uma fonte" com isto o que queremos garantir é uma qualidade continuada, a melhor selecção de trigo de inverno e a melhor água, recolhida, directamente para a destilaria através de um furo a mais de 130m, terminando com um processo de destilação continua.
Todos estes factores associados à vontade de produzir um vodka perfeito, fazem com que Absolut Vodka seja um vodka de extrema qualidade apreciado em todo o mundo.
A Absolut estudou durante 10 anos como elaborar um novo conceito de vodka. Assim surgiu a Elyx. Fala-me do processo e nas características que a diferenciam dentro das várias Absoluts existentes?
Tudo o que envolve a produção de Absolut Vodka é baseado em perfeição. Para se produzir um novo vodka, quando se tem como "padrão" Absolut Vodka, torna-se um processo um pouco complicado, porque melhorar algo que já é muito, muito bom é difícil. Chegou-se à conclusão que se iria produzir um vodka de qualidade excepcional, quase artesanal, retrocedendo em todos os processos mecanizados com que trabalhamos, Absolut Elyx pode definir-se como um vodka artesanal, produzido a partir de uma colheita única de trigo do inverno sueco.
O que torna a Elyx um vodka premium?
Absolut Elyx é um vodka inserido na categoria super-premium, porque é um produto de extrema qualidade, com a selecção do melhor trigo de entre os mais de 450 agricultores com quem trabalhamos, e a sua destilação é artesanal, sendo igualmente destilação continua mas em colunas de cobre. É um vodka especial para momentos especiais, é um vodka para degustar, compreender e apreciar. Todo o processo manual que envolve a produção deste vodka faz com que a sua qualidade seja superior destacando-se pela sua suavidade, textura quase cremosa e sabor complexo a cereal.
Fala-me um pouco da estética da garrafa. Quem a concebeu e qual foi o conceito?
A equipa de Absolut queria algo que reflectisse a singularidade de Absolut Elyx, que reflectisse o papel importante que o cobre tem na sua produção. A ideia foi diferenciar mas mantendo o vidro transparente para que como sempre se veja bem a transparência do nosso vodka.
O que a torna diferente da anterior e porque decidiram fazê-lo?
A ideia da garrafa ser diferente está relacionada com a anterior garrafa. A garrafa de Absolut Vodka é uma das garrafas mais reconhecidas em todo o mundo e queríamos diferenciar, apostar numa nova imagem que definisse um novo conceito de vodka.
A Elyx está de facto inserida num meio cultural. Lembro-me do programa de entrevistas para Internet que realizaram no ano passado. Fala-me desse projecto. Há mais ideias como esta que estão a pensar concretizar?
Aqui como internacionalmente, Absolut ELyx comunica no seu território de sempre, ou seja, no território cultural. Na minha opinião, hoje em dia, com toda a informação que existe disponível, para comunicares bem tens que comunicar com conteúdo, tens que dar algo mais e o que procuramos fazer é ter mais conteúdo. O que oferecemos ao consumidor é não só um óptimo produto, como óptima imagem e com conteúdos associados interessantes e relevantes.
As campanhas internacionais colocam como cabeça de cartaz pessoas como Charlotte Gainsbourg, Chloe Sevigny entre outros. Por cá, e directamente proporcional à nossa escala, escolhemos algumas pessoas do meio artístico para realizarmos essas entrevistas, que creio terem resultado muito bem. Existem planos para o futuro, é apenas o que vou dizer por agora.
Bebes Elyx com frequência?
Felizmente bebo Elyx com frequência, eu e os meus amigos que são uns afortunados.