MODA E BELEZA

• none
  • none
  • none
por

No âmbito da série Holiday Collector, o designer Peter Saville reinventou o icónico pólo L.12.12 da Lacoste para celebrar o 80º aniversário da marca.

Com o seu humor, inteligência e criatividade, Saville cumpriu a sua missão: reinventar um clássico icónico e transformá-lo num must-have coleccionável. Ao invés de alterar a cor ou a forma, Saville optou por divertir-se com o crocodilo. Manteve o branco e o verde original, mas levou a forma do crocodilo ao limite ao transformá-lo num rabisco, uma mancha turva ou uma simples linha direita. “Gostei da ideia de desafiar a identidade da marca.”

O director de arte britânico começou a sua carreira na música. Enquanto cofundador da Factory Records, criou capas inesquecíveis para os álbuns dos Joy Division e New Order entre 1979 e 1993. Durante este período foi também responsável pelas capas dos Roxy Music, George Michael, Peter Gabriel e Pulp, entre outros. Na moda, colaborou com Yohji Yamamoto, Martine Sitbon, Jil Sander, Christian Dior, Stella McCartney, Alexander McQueen e Givenchy. Foi nomeado director criativo da cidade de Manchester em 2004 e, em 2010, agitou Inglaterra com a nova imagem do equipamento da selecção nacional.

Aqui fica uma entrevista a Peter Saville:

Qual foi a sua reação quando a Lacoste o convidou para desenhar a série Holiday Collector N°8?
Fiquei feliz. Mas trata-se de um grande desafio, considerando que as colaborações anteriores envolveram grandes designers (Tom Dixon, Michael Young ou os irmãos Campana). As expectativas eram altas desde o início.

Qual foi o ponto de partida do seu processo criativo?
Queria trabalhar com a actual e omnipresente cultura de marca. Há uma obsessão real com marcas, uma mania global. Tenho quase 50 anos e nunca vi nada assim no passado. As marcas são mencionadas em conversas quotidianas e integram o nosso folclore coletivo. Todas as marcas são muito conscienciosas no que respeita à utilização do seu logótipo, o que me levou a começar este projecto pelo crocodilo Lacoste. Especialmente porque não existem muitos logótipos com um reconhecimento mundial tão imediato.

O que fez ao logo Lacoste?
Ao explorar a forma do logo quis desafiar a cultura de marca. O crocodilo é um sinal de reconhecimento poderoso para a Lacoste e por isso pretendi chegar ao limite extremo, um ponto em que o crocodilo já não fosse reconhecível. Ainda assim uma mancha verde num pólo branco continua a ser Lacoste! A experiência é uma abstração bem sucedida.

polo Lacoste 80 anos

Como foi trabalhar com a Lacoste?
Deu-me “carta-branca” mas até ao fim pensei que alguém acabaria por cancelar a ideia. É impossível alterar tanto o logótipo. Surpreendentemente tal não aconteceu. Há na Lacoste um misto encantador entre elegância clássica e humor. E muita coragem também.

Qual foi o seu método de trabalho?
Utilizei um processo similar à série "Waste Painting". Empreguei a técnica da aleatoriedade digital que reformula os píxeis existentes. É como rasgar uma folha de papel e tentar, ou não, colar novamente os vários pedaços. Foi o que fiz ao crocodilo. Gosto da ideia de um acaso algo anárquico.

Fale-nos um pouco da edição limitada Holiday Collector?
Existem 80 pólos diferentes entre si. Peças únicas. Ter um pólo Lacoste único é incrível! O pólo torna-se uma obra de arte. Agrada-me atribuir qualidades artísticas singulares a um objeto de produção industrial.

Vestia pólos Lacoste antes de colaborar com a marca?
Não, sou um homem de gola alta. Mas desde que colaborei com a Lacoste, apercebi-me da quantidade de pessoas que os vestem. O que é surpreendente é que em qualquer parte do mundo vamos encontrar alguém com um pólo Lacoste! Admiro a marca. Apesar da actual conjuntura económica, a marca arriscou a sua identidade de reconhecimento global, deixando-me desconstruir o logótipo. A Lacoste pode ser sinónimo de elegância clássica mas não se esqueceu de ser cool.

As duas colecções disponíveis são:

The Holiday Collector Series N°8:
Versão masculina e feminina composta por oito variações de crocodilos (pólo branco). A partir de 11 de novembro, estarão disponíveis em lojas Lacoste seleccionadas, quatro modelos (em versão masculina e feminina).

A edição Limitada:
Uma edição verdadeiramente limitada composta por 80 exemplares femininos e 80 exemplares masculinos, em que cada polo tem um logótipo único. Cada peça será acompanhada por um certificado de autenticidade assinado e numerado por Peter Saville.

Esta colecção não estará disponível para venda em Portugal.

ARTIGOS RELACIONADOS

Moda e Beleza

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: