JOALHARIA

  • none
por

“A minha bisavó tinha bigode, a minha avó tinha bigode, a minha mãe tem bigode, eu não tenho mas uso-o com orgulho.”

Conheces este B-gode?

O projecto B-gode é dirigido pela Designer de Joalharia Ana Guimarães e pela Designer Gráfica Helena Reis.

Ana Guimarães tem 24 anos e é licenciada na ESAD (Escola Superior De Arte e Design, Matosinhos) em Design de Joalharia.

Helena Reis tem 25 anos e é licenciada na área de Design de Comunicação na Universidade do Algarve (Escola Superior de Educação e Comunicação). No presente ano de 2010 as duas designers ingressam numa especialização na área de Design Gráfico, onde se conhecem.

Helena Reis com fortes influências no design de moda e joalharia, inspira-se nestas áreas para o desenvolvimento de projectos gráficos.

Ana Guimarães centraliza as suas pesquisas no universo gráfico em ilustrações contemporâneas de cariz artístico.

Com este hibridismo interdisciplinar as duas designers decidiram então unir esforços e trabalhar num projecto em comum com uma temática bem conhecida de toda a população portuguesa. Geralmente a temática do bigode, no que diz respeito à mulher portuguesa, não tem uma conotação positiva. O projecto brinca com esta ideia tornando-a uma tendência atractiva e não repulsiva como a do bigode natural.  Dando a entender que o B-gode deve ser usado com orgulho.

Para iniciar o projecto, criaram uma imagem do mesmo. Através de um stencil (street art) a ideia começou a ser comunicada.

Em discretos domingos saíram de casa de madrugada partindo para as ruas do Porto numa indumentária de tom negro envergando uma lata de spray na mão. Percorreram as ruas “bigodando” algumas paredes.

Objectivo: captar a atenção dos transeuntes para um bigode colocando-lhes a sumária questão:  “conhece este bigode?”.

A segunda fase deste projecto consistiu na apresentação das designers de farto buço à sociedade. Em noite de Halloween as designers saíram à rua novamente e propuseram-se a oferecer B-godes (feitos em lona e elástico - para serem usados como máscara). Com um efeito muito positivo as pessoas rapidamente centralizaram a atenção nos farfalhudos B-godes…

Foi então a partir desta etapa que se foi criado o Facebook do B-gode em que Helena Reis e Ana Guimarães se expuseram publicamente como sendo autoras deste mesmo projecto colocando todas as imagens registadas do desenvolvimento do mesmo.

As peças que se pretende apresentar consistem em colares, alfinetes de peito e anéis. Os materiais utilizados são o acrílico e a prata. As peças de autor foram pensadas de modo a serem comercializadas dentro de valores acessíveis ao público em geral.

Todas as peças apresentadas consistem em bigodes (uns articulados outros não). As peças, para além da função de adorno, têm também a função lúdica. Podem ser ajustadas a cada um dos utilizadores e ser usadas directamente no buço.

As criadoras pretendem potenciar tudo o que uma ideia pode ter. Tentando desdobrar o projecto sob dois diferentes pontos de vista. A peça real que pode ser usada (joalharia) e todos os mecanismos comunicativos que levam o consumidor a desejar adquirir um produto (design gráfico).

O projecto é contínuo em desenvolvimento e um dos seus objectivos é que se torne parte do dia-a-dia urbano de cada um de nós.

*As peças estarão disponíveis ao público pela primeira vez na sua festa de lançamento no dia x na festa do B-gode no espaço “Plano B” localizado na baixa da cidade do Porto.-->”ainda a definir.”

Joalharia

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: