ARQUITECTURA

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none

Fotografia de capa: Barozzi / Veiga Arquitetos, Museu das Belas Artes de Chur (fotografia: Simon Menges).

As conferências de arquitetura regressam amanhã aos palcos do CCB

Distância Crítica é o ciclo de conferências com que a Trienal De Arquitetura de Lisboa já nos habituou nos períodos de intervalo entre as duas edições.

Amanhã, 4 de Abril, no Grande Auditório do Centro Cultural de Belém, os arquitetos Barozzi/Veiga, vencedores da última edição do prestigiado Prémio Mies van der Rohe, dão a conferência de abertura da 3ª edição do ciclo Distância Crítica.

A principal novidade deste ciclo é o facto de ampliar o campo de reflexão em termos geracionais e tipológicos, ao incluir autores emergentes e formas de desenho que vão para lá de projetos reais e programas convencionais. Embora se privilegiem convidados que atuam no campo de uma arquitetura dita real, abre-se agora espaço para os que operam no campo ficcional através da cenografia e ensaios de alta tecnologia. Nesta vertente, apostamos em obras cinematográficas em que a arquitetura se torna omnipresente, como também em projetos experimentais com recurso à mais sofisticada tecnologia que abrem caminhos radicalmente novos para o habitat humano em condições extremas.

Amanhã será a vez de sermos brindados com a participação de Barozzi / Veiga Arquitetos. Com sede em Barcelona, o atelier Barozzi/Veiga Arquitetos foi fundado em 2004 por Fabrizio Barozzi e Alberto Veiga. Entre os edifícios construídos, destacam-se a reabilitação e ampliação da sede Ribera del Duero Roa e a Filarmónica em Szczecin, Polónia. Esta dupla foi ainda premiada nos concursos para a extensão do Museu das Belas Artes de Chur, e um novo edifício para o Musée des Beaux Arts em Lausanne, ambos na Suíça. A procura pela condição primordial de cada lugar onde trabalham é a característica principal que distingue o trabalho de Barozzi/Veiga.

Até 2019 Distância Crítica contará com mais convidados, fica aqui a agenda das próximas conferências:

O primeiro convidado (4 abril) é a dupla Barozzi/Veiga, vencedor, em 2015, do Prémio Mies van der Rohe, um dos mais prestigiados e importantes prémios de Arquitetura Contemporânea da União Europeia, com o projeto da Filarmónica de Szczecin (Polónia). A procura pela condição primordial de cada lugar onde trabalham, é a característica principal que distingue o trabalho deste atelier sediado em Barcelona.

SedeRiberadelDueroRoa
FilarmonicadeSzczecin-1
FilarmonicadeSzczecin-2

A segunda conferência (17 de maio) é dedicada à arquitetura ficcional e convida Paul Ghirardani, o Director de Arte da série televisiva norte-americana Games of Thrones que conta com 38 Emmy Awards. Diplomado em Design Tridimensional da Kingston School of Arts no Reino Unido, Paul Ghirardani trabalha desde 1998 em cinema e televisão tendo já conquistado cinco Primetime Emmys e dois America Awards.

GOT-Dragonstone-Castle
GOT_AD-Tracing-Filming-Locations-Asta-Skujyte-Razmiene-Croatia-17
GOT_Latest

A terceira realiza-se a 26 de Outubro e mostra a arquitetura nas suas várias formas. É uma conferência a quatro vozes de arquitetos emergentes selecionados do call de projetos da Future Architecture Platform que dá a conhecer diferentes experiências a partir da apresentação de projetos em áreas tão diversas como: editorial, curatorial, construção e investigação.

Os convidados são Leopold Lambert (França), editor da revista The Funambulist; Bika Rebek (Áustria) que trabalhou no MET; FAKT (Alemanha), jovem atelier de arquitetura; e Lucia Tahan (Espanha) que apresenta um trabalho de investigação sobre os territórios ocupados da Palestina.

LeopoldoLambert4_FR-byPeter-Giodani
FAKT3_SebastianErnst-byPeter-Giodani
BikaRebek1_AU-byPeter-Giodani
LuciaTahan2_ES-byPeter-Giodani

Bilhetes

Bilhete: 5 euros /bilhete

Passe de três conferências: 10 euros

(à venda no CCB e Ticketline)

Calendário de conferências de 2017

Distância Crítica #1  – Barozzi/Veiga, 4 Abril 2017, Grande Auditório do CCB (19h)

Distância Crítica #2  – Paul Ghirardani - Game of Thrones, 17 Maio 2017, Grande Auditório do CCB (19h)

Distância Crítica #3  – Future Architecture Platform, 26 Outubro 2017, Pequeno Auditório do CCB (19h)

Centro Cultural de Belém, Praça do Império, Lisboa

ARTIGOS RELACIONADOS

Arquitectura

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: