MÚSICA

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none
por

(a partir do texto do evento de Nuno Mendonça)

A última vez que Dominick Fernow nos visitou foi como Prurient, na edição do Amplifest deste ano. Poucos meses passados assume a pele de outro alter ego Vatican Shadow e juntamente com Function e Efdemin estarão no Lux, dia 21 de Outubro, em noite organizada pela Soniculture.

Function

Dave Sumner lança-se, em 1998, na sua 1ª aventura editorial com a fundação da Infrastructure New York, assim mesmo orgulhosamente designada com o nome da sua cidade natal. Tanto a da Infrastructure New York como o seu mentor cravaram indelevelmente os seus nomes na história do techno, com a estrondosa Montage, de 2003. Montage era, de certa forma, o som de um exército de bulldozers a deixar Nova Iorque em escombros, e assegurou que quando a Infrastructure entrou em hiato pouco depois, em 2005, os suspiros de saudades dos fãs do género se acumulariam durante 9 anos até que, em 2014, a label acordou da sua hibernação, algo inesperadamente, com o EP Odeon, executado em parceria por Function e Inland. Com o renascer da Infrastructure NY, Sumner provou que na música, muitas vezes vale a pena deitar tudo abaixo e reconstruir de forma diferente, com as mesmas peças.

function

Efdemin

A sua postura efusiva em palco e o delicado balanço que nos apresentou de house e techno borbulhante e insinuante, significaram que ter o seu nome em cartaz no Lux era uma visão ansiada. Ainda mais essencial se tornou esse regresso, desde que em 2014 lançou o absorvente álbum Decay, na Dial de Lawrence e Carsten Jost, sem dúvida um documento fundamental para a compreensão da encruzilhada de linguagens classicistas e modernas que constituem muita da melhor música de dança atual, e que conseguiu o raro feito de ser acolhido de forma entusiástica por críticos, ravers e DJ's, de diversos espectros sonoros. Efdemin é um alquimista sonoro capaz de criar as mais viciantes poções a partir dos, aparentemente, mais inofensivos elementos.

efdemin

Vatican Shadow

Uma dos fatores que mais visibilidade tem trazido ao projeto Vatican Shadow, desde o seu surgimento em 2011, é o de conter essa raridade na cena eletrónica, um discurso de observação da realidade política e de confronto de culturas e formas de sociedade dos dias que correm. Com títulos de faixas a soarem a manchetes de jornal e a frequente utilização de influências musicais do Médio Oriente e sonoridades cinemáticas, as produções de Dominick Fernow são tanto flashes noticiosos como subversões das estéticas dançantes, centradas na chamada “Guerra ao Terror” levada a cabo pelas potências do Ocidente. Atente-se como Vatican Shadow conseguiu criar, com More Of The Same, uma das mais portentosas faixas de techno de 2016, e perceba-se como às vezes, é dos “outsiders” que surgem as mais importantes afirmações de um género musical. Poderosas doses de realidade, numa noite de sonho.

vatican-shadow

Sonicfresh'16 | Efdemin x Function x Vatican Shadow

Lux Frágil | 21 de Outubro

ARTIGOS RELACIONADOS

Música

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: