MODA E BELEZA

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none
por

Juntaram-se e aproveitaram o Portugal Fashion como impulso para o lançamento do primeiro post: uma breve descrição da história da arte e da moda, onde estas se cruzam e como evoluem em conjunto ao longo do tempo. Assim nasceu o blog Cícero da autoria de uma dupla – dois alunos da Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto – que divide esforços: a Inês escreve os artigos mensais e trata das entrevistas, o Alexandre recolhe imagens de fotógrafos portugueses e cria as colagens que ilustram e acompanham os textos. Segundo os autores "procuramos conhecer a identidade do nosso tempo, numa recolha de influências, numa pesquisa concentrada do que contribui para a evolução da nossa cultura e sociedade, assimilando duas vertentes que prezamos e admiramos acima de tudo: a moda e a arte contemporânea".

O nome do blog surgiu num culminar de vários acasos: primeiro um certo fascínio pelo filósofo Cícero, "que se apresenta como um dos filósofos com o maior poder da oralidade, mais versáteis e cultos da Roma antiga, aliado à medida tipográfica Cícero – os 12 pontos, a dimensão mais recorrente na escrita digital. Mas o click deu-se, quando nos lembrámos da música Cell Block Tango do musical Chicago, uma vez que adoramos a música, quase como um hino e achámos que fazia todo o sentido associá-la ao nosso projeto", contam.

drag-8
drag-7
drag-9
drag-6
drag-5
drag-4
drag-1
drag-2
drag-3

A colagem, uma parte importante do projeto, surgiu na altura em que estudavam no secundário, quando lhes foi pedido para ilustrar uma história infantil num livro. "Não fazia a mínima ideia de como ia resolver este problema, até ao momento em que a professora nos deu a liberdade de resolver sem a utilização de lápis, canetas e outros meios riscadores. Lembrei-me imediatamente de um amigo que fazia colagem como forma de ilustração, entrei em contacto com ele e pedi-lhe algumas dicas", contou Alexandre. Após a apresentação do livro, o resultado foi positivo e decidiu então ilustrar e resolver, a maior parte dos problemas que lhe foram dados (agora na faculdade), através da colagem.  "Inclusive, para a disciplina de Meios Digitais para a qual decidi fazer um livro homoerótico onde caracterizo as categorias (rótulos) da comunidade gay e as categorias de um site porno, por exemplo, Bears, Hunks, Daddies, etc. Outra grande influência seria o prezar da fotografia de moda que me cativa pelas cores e narrativas imaginárias ou/e reais que estas criam", conta. Em relação a Cícero, as colagens surgem como meio de ilustração do tema, ao colaborar com fotógrafos e equipas portuguesas "e futuramente internacionais, desejando ser uma grande possibilidade, que me deixem utilizar as fotografias para uma alteração do aspeto inicial!"

Para ver em: theciceroblog.wordpress.com

ARTIGOS RELACIONADOS

Moda e Beleza

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: