• none
por

Baldio é a nova exposição do artista Rui Effe. Patente na galeria Sputnik the Window no Porto, assistimos nesta mostra à exploração que o artista faz do lugar num registo visual multi-disciplinar. O lugar como território das apropriações, das coisas e dos sons, das imagens e das narrativas. As visibilidades e invisibilidades, tal como a questão de fronteira, foram os conceitos a ter em conta para esta plasticidade visual e sonora. Em parceria com Pedro Valdez Cardoso, as questões do Lugar–Limbo e do Lugar–Fronteira, no que diz respeito a questões espaciais e quase arqueológicas, o artista fez fluir a sua linguagem pelos estudos que tem abraçado no decorrer da sua carreira.

Rui Effe tem ao longo do seu percurso experimentado a geometria para compreender a linguagem; segundo Marcos Rizolli, o seu trabalho "age nas estruturas de uma abstracção mínima para referir­-se à paisagem. Seus lugares geométricos evocam um estado intimista, em forma e procedimento: a forma recortada traduz, sem representar, um desenho mental".

Baldio 2

Na exposição, tendo por base um texto da sua autoria, o som na galeria – com voz de Ivo Canelas – propõe uma viagem aos lugares que vamos querendo apropriar: "Quando o sol se puser no largo, inchado de amor e bairro, deitar-me-ei de costas na lama e darei a volta ao mundo na boleia do recuo dos tempos... Terei convite a morrer devagarinho pelo som da terra, a respirar sem dar conta, como nos beijos profundos. Pertencerei às árvores, de barriga para cima, às mais velhas, a essas mais altas e sábias de todas as tempestades... Sábias de todas as filosofias e amores. Serei delas, porque eu sou daqui, desta casa, desta beira, deste canto ... desta terra... Quando o sol se puser no meu largo, (sim, no meu largo,) inchado de amor e outras primaveras, alimentarei o corpo de lama e barro e construirei montes, montanhas e cidades com as memórias de cá ter sido gente, de me ter feito Nome."

Baldio 3

Baldio-4

Até 19 de março
Sputnik the Window – Rua do Bonjardim, 1340, Porto

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: