ARQUITECTURA

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none
  • none
  • none

Abertura do Arquitecturas Film Festival Lisboa 2015

Ontem no Jardim das Oliveiras do CCB Edgar Pêra marcou presença na abertura do Arquitecturas Film Festival Lisboa 2015 com o irónico documentário Arquitecturas de Peso, que partiu de uma proposta dos arquitectos Jorge Figueira e Nuno Grande. Foi com muita ousadia que Edgar Pêra respondeu a este desafio e por isso, a abertura da terceira edição deste já afirmado festival o Panorama Arquitectónico Português foi reflectido com humor.

“Pediram-me para fazer um filme-instalação a propósito de quatro grandes momentos arquitectónicos das obras públicas em Portugal: Centro Cultural de Belém, Parque das Nações, (10) Estádios de Futebol e Casa da Música. Fazer um filme a partir de material de arquivo é um desafio que remete, de imediato, para o território do imprevisto e do inesperado. Como identificar uma estética que unifique materiais diversos cravejados de logótipos, textos de rodapé e outras excrescências visuais que abundam nos telejornais por exemplo? Projectando e re-filmando as imagens desses arquivos nas fachadas dessas mesmas obras. E confrontando nesse cine-território arquitectónico os diferentes pontos de vista expressos na TV do Estado. E para que possamos evocar sonoplasticamente as ‘vozes do povo’ recorremos a músicas populares, com letras cruas, alusivas aos eventos, re-trabalhadas por um músico contemporâneo. Só um guião livre permite explorar todos estes temas.” (Edgar Pêra, 2007)

O cineasta Português irá ser a figura central desta mostra internacional de filmes documentais, experimentais e de ficção sobre Arquitectura, que irá decorrer de 1 e 4 de Outubro, com o tema Welcome to the Future. É com este olhar sobre o futuro que Edgar Pêra realizou diversos filmes sobre arquitectura que primam por nos surpreender pela sua visão singular, inesperada e geradora de novas e renovadas interpretações. Da sua presença na programação deste ano, destaca-se a sessão exclusivamente dedicada aos seus filmes em 3D, a 2 de Outubro e a Masterclass que o realizador irá apresentar sobre a relação do seu cinema com a arquitectura, a 3 de Outubro.

Com uma programação variada que vai para além dos filmes, realizar-se-ão actividades paralelas como conferências, workshops, visitas guiadas e conversas informais. Num calendário que deve ser consultado na íntegra no site do evento, esta 3ª edição conta com mais de 50 filmes em estreia nacional, quatro filmes em estreia europeia e seis filmes em estreia mundial.

Entre Fevereiro e Junho, o festival recebeu 159 produções de 39 países diferentes para integrar a competição, o que reflecte uma vez mais que a intersecção entre o cinema e arquitectura é alvo global de interesse e investigação. Os filmes em competição serão avaliados e premiados dentro das respectivas categorias pelo seguinte júri: Catarina Alves Costa (Realizadora, PT); Diogo Burnay (Arquitecto, PT); Manuel Henriques (Director da Trienal de Lisboa, PT); Nelson Dona (Director do Festival Amadora BD); Nick Dunn (Professor de desenho urbano, Lancaster University, GB); Nuno Cera (Artista, PT); Olívia Bina (Investigadora de Ciências Sociais, ICS-Ul, PT) e Peter Bo Rappmund (Realizador, EUA).

À semelhança dos anos anteriores, os filmes premiados desta edição do festival integrarão o Circuito Itinerante e serão recebidos por instituições, festivais e faculdades em cidades várias, não só em Portugal mas um pouco por todo o mundo. Em edições anteriores, o Circuito Itinerante passou por Braga, Porto, Faro, Évora, Delft (Holanda) e Bradenburgo (Alemanha). Este ano prevê-se estender o circuito nacional a São João da Madeira, Leiria, Coimbra e Açores e o internacional ao Brasil, Canadá e República Checa.

Esta edição, para além da habitual presença no Cinema City Alvalade e na Cinemateca Portuguesa estará sediada também no Fórum Lisboa.

ARTIGOS RELACIONADOS

Arquitectura

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: