• none
  • none
  • none
por

Ah Finalmente a Natureza de Gabriela Albergaria e Departamento dos Futuros Abandonados de Joachim Koester são as novas exposições do Fórum Eugénio de Almeida em Évora. Desde sempre muito elogiado pela Umbigo consideramos que vale sempre a pena visitar este espaço de curadoria irrepreensível.

No trabalho de Albergaria é possível encontrar uma vontade de transformar a natureza, reestruturá-la, seguindo ordens diferentes das naturais. Depois de um mês de residência em Honda a artista realizou saídas de campo onde recolheu espécimes, fotografou e desenhou. Como resultado surge esta mostra que combina os materiais recolhidos na Colômbia, com materiais, imagens e espécimes de Évora e de outros lugares de Portugal, numa tentativa de entretecer paisagens separadas cultural e geograficamente, a partir de operações escultóricas exercidas sobres os materiais destes lugares. Ah Finalmente a Natureza é o resultado de uma colaboração entre a Fundação Eugénio de Almeida e FLORA ars+natura, na Colômbia, espaço dedicado à Arte Contemporânea em Bogotá com ênfase na relação entre a arte e a natureza.

Em Departamento dos Futuros Abandonados embarcamos numa viagem que tenta reflectir sobre o significado da experiência estética. O que significa ver uma exposição, caminhar pelas salas, ver filmes, olhar para a arte?

Joachim Koester é fascinado por reconstruir e explorar narrativas alternativas e histórias esquecidas ou relatadas através de rumores. As suas obras falam de rituais, de magia, de obsessões, de fenómenos ocultos, de culturas subversivas e de experiências limite. Para a exposição o artista propõe uma viagem física, conceptual e estética através de imagens e do som numa exposição que não é apenas um aglomerado de obras, mas antes uma experiência de percepção, enfatizada pela cenografia do espaço.

Até 10 de Janeiro no Fórum Eugénio de Almeida
Largo do Conde de Vila Flor

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: