DIÁRIOS DO UMBIGO

  • none

Mais uma receita ideal para o verão: lombo de atum fresco com uma mistura saborosa agridoce de mel e mostarda.

Esta receita é muito simples, rápida e fácil. O segredo está em encontrar um bom lombo de atum. Portanto, vá ao mercado ou à peixaria e encontre peixe do dia.

As propriedades e benefícios do atum são, essencialmente, protecção anti-inflamatória, proveniente dos ácidos gordos omega-3, responsáveis por benefícios cardiovasculares; propriedades antioxidante através do manganês, zinco e vitamina C; estudos comprovam a relação entre a ingestão de atum e a prevenção do cancro do aparelho digestivo, pâncreas e ovários; ajuda a diminuir o declínio cognitivo, ou seja, auxilia o funcionamento cerebral; é uma fonte rica de vitaminas do complexo B; e seu consumo está relacionado com a melhoria do humor, uma vez que os ácidos gordos presentes no atum interagem com a química cerebral envolvida no metabolismo da serotonina, responsável pelas sensações de “bem-estar e estar apaixonado”.

Atum-2

Vamos aos frescos:

1kg lombo de atum (fresco/descongelado)
Sementes de sésamo q.b.
Sal fino q.b.
Pimenta preta q.b.
Azeite q.b.

Para o molho:

200g condimento de mostarda (sabor médio)
100g mel

Preparação:

Cortar o lombo de atum em tiras menores, ou seja, bifes com cerca de 3cm x 6cm (este tamanho é meramente sugestivo, tal como é mostrado nas imagens)

Temperar os bifes de atum com sal, pimenta preta e passar sementes de sésamo à volta, de modo a que fiquem presas (como se estivesse a panar o atum).

Levar à frigideira com um fio de azeite e selar ligeiramente todos os lados do atum.

Cortar em fatias finas.

O acompanhamento que sugerimos para este prato é uma salada de rúcula, cebola roxa e tomate cherry, bem como outros ingredientes que você pode imaginar para dar cor e sabor a uma boa salada de verão.

Esta receita serve 4 pessoas.

Atum-3

Bom proveito e boas formas de verão com uma receita saborosa e saudável!

Blog Irresistível Mistura

ARTIGOS RELACIONADOS

Diários do Umbigo

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: