FOTOGRAFIA

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none
  • none
  • none

Ser uma estrela de Hollywood é um sonho de muitos, e Hollywood é a terra dos sonhos. Mas se nem todos chegam a atingir tal quimera, é possível parecer que sim, e no tempo dourado do cinema, inclusive. Isto porque Andy Dyo e Marianna Yakobson têm passado os últimos tempos a transformar pessoas comuns e algumas famosas, em Gretas Garbo e Rudolfos Valentinos, com o projecto fotográfico Hollywood Me by Armazém 7.

A ideia é transformar as “vítimas” seleccionadas em galãs e divas de décadas passadas, com recurso a adereços, cabelos e maquilhagem da responsabilidade de Andy Dyo, ele próprio modelo, cabeleireiro, stylist e maquilhador de mão cheia, assim como através da lente mágica nas fotografias de Marianna. O resultado é exposto a partir de dia 20 de Março na 39A Concept Store, espaço onde a dupla tem trabalhado até agora.

Eu fui um dos privilegiados e posso agora contar esta experiência em nome próprio. Não sendo nem de longe actor nem modelo, foi a primeira vez que me vi como fotografado numa sessão fotográfica muito parecida com um editorial de moda profissional de topo de gama. Foi-me pedido que levasse algumas roupas minhas, mas Andy e Marianna também têm os seus próprios adereços para transformarem os seus convidados em imortalizados e hollywoodescos manequins. Até mesmo um pedaço de cetim foi imediatamente transformado numa gravata em segundos para completar o look...

Para esta sessão fizemos duas fotografias diferentes. Na primeira, o look era decididamente ao estilo James Dean, com toques de John Travolta no filme Grease. Andy construiu com o meu cabelo uma poupa típica anos 50 e Marianna sacou de mim um olhar de mauzão atormentado com um charme que eu não sabia que tinha. Já na segunda foto, mais parecia um noivo do século XIX, com cabelo lustroso de brilhantina e uma maquilhagem nos olhos que gritava “drama”. Devo confessar que não estava nada à vontade durante o “photoshoot” pois se há coisa que não gosto muito é de ser fotografado. A dada altura pareceu-me que Marianna já tinha tirado milhares de fotos, e que eu ainda não tinha feito nenhuma expressão digna de ser aproveitada. Para um seguidor de programas como America's Next Top Model, foi hilariante receber direcções como “levanta a cabeça, estou a perder o teu pescoço”, ou “franze a testa, mas menos, parece que estás em sofrimento”, ou ainda “endireita as costas”... Uma canseira, mas valeu bem a pena.

IMG_3446-beixa-site

Quando recebi as fotografias do resultado final desta aventura, nem queria acreditar nos meus olhos. Andy e Marianna conseguiram transformar-me em personagens diferentes e mesmo assim eu reconhecia nas fotos a minha pessoa e a minha essência. Coisa muito rara de acontecer. Entretanto o projecto Hollywoom Me by Armazém7 está disponível para todos aqueles que quiserem ser transformados. A sessão custa 150 euros e vale cada cêntimo.

IMG_3052-site

A exposição final do projecto Hollywood Me by Armazém 7 está patente na 39A Concept Store (Rua Alexandre Herculano, 39a) a partir de 20 de Março.

ARTIGOS RELACIONADOS

Fotografia

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: