FOTOGRAFIA

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none
  • none
  • none
por

Entre 174 portefólios entregues a concurso, o prémio Novo Talento FNAC Fotografia foi atribuído a Helena Flores, com o seu projecto Luz Interior, um trabalho que "nos lembra como a formação de imagens está muito para lá da capacidade técnica de as reproduzir. O exercício sensorial a que Helena se dedicou com Ana tem a força conceptual e o poder das coisas simples para nos fazer pensar na assombrosa riqueza da memória e num sentido tantas vezes esquecido - o tacto". É esta a opinião de Sérgio B. Gomes, um dos membros do júri, que acrescenta ainda que: "neste exercício de delicadeza e serenidade, Helena Flores promove uma série de encontros com realidades de grande poder sugestivo (esculturas a céu aberto nos jardins do Parque de Serralves, no Porto) para que os sentidos de Ana se apurem ainda mais, uma carga sensorial depois vertida para desenho sobre papel fotográfico, uma escolha certeira que tem tanto de paradoxal como de desafiador". Para os curiosos o trabalho poderá ser visto na FNAC Santa Catarina de 10 de Fevereiro a 10 de Maio.

A Helena seguiram-se as menções honrosas atribuídas a Márcia Nascimento com Viaggio in Lapponia* e a Rita Pinheiro Braga com a Água da Luz. Mas qual o porquê da FNAC se preocupar em atribuir prémios a novos talentos? A verdade é que desde a sua criação que a FNAC deve a sua vocação marcadamente cultural à relação com a fotografia. Já no início do século XX se falava da fotografia enquanto fenómeno social, utensílio democrático de reprodução da realidade e como antecipação da tendência iniciada pelo movimento Pop, que, nos anos 60, veiculou as ideias de arte popular e de cultura de massas. No seu papel de “agitador de mentalidades”, a FNAC abraçou a ideia, dando-lhe vida nos seus espaços.

As duas vencedoras das menções honrosas irão também em breve ver o seu trabalho exposto e a seu tempo o divulgaremos com mais imagens dos respectivos projectos.

Até lá!

ARTIGOS RELACIONADOS

Fotografia

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: