CINEMA

  • none
por

O Pequeno Auditório da Culturgest recebe hoje às 21h30 o início da Festa do Cinema Romeno. A sessão conta com a presença do realizador Adrian Sitaru que apresentará os seus dois filmes: Art e Domestic. Quem melhor para falar dos elementos cómicos e absurdos que fazem destas duas obras, duas elegantes e divertidas sátiras comportamentais?

Art explora o processo de selecção de actores para um filme algo polémico: Anca tem 14 anos e vai a um casting acompanhada pela mãe. Enquanto o realizador e o produtor tentam convencer a mãe a deixá-la protagonizar o filme, no qual terá de simular um acto sexual. Domestic satiriza questões fundamentais com recurso ao absurdo da existência, com base numa premissa muito simples: qual a diferença que os animais de estimação fazem nas nossas vidas?

A organização do Festival está a cargo do Indie Lisboa e decorre até ao dia 23 de Novembro na Culturgest. Do ciclo destacam um foco especial a Radu Jude, um dos mais proeminentes realizadores romenos da sua geração, através de uma retrospectiva integral do seu trabalho e o já mencionado Adrian Sitaru, outro dos cineastas mais singulares do Novo Cinema Romeno. Pelo meio irão passar documentários, ficções, curtas e longas metragens que mostrarão imperdíveis registos históricos.

A programação poderá ser consultada aqui.

ARTIGOS RELACIONADOS

Cinema

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: