MÚSICA

  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none
  • none

Fotografias: Alípio Padilha.

O segundo fim-de-semana de Jameson Urban Routes começou na noite mais assustadora do ano, e chegou cheio de rock para espantar os espíritos mais apáticos.

O Halloween foi festejado no Musicbox pelas mãos dos The Glockenwise, o grupo de Barcelos que tem mantido viva a tradição do garage-rock no universo discográfico nacional. Com uma plateia a dançar freneticamente ao som dos temas energéticos, dos álbuns Building Waves e Leeches, os nortenhos foram seguidos pelos post-punkers dinamarqueses Lower, que vieram apresentar o seu mais recente trabalho, Seek Warmer Climates.

Depois chegou a hora dos mais esperados da noite: Strand of Oaks, liderados pelo cantautor Timothy Showalter, fizeram vibrar um público que sabia de cor alguns dos seus temas. Terminaram o concerto com Wait for Love que espelhou bem o calor que nos transmitiram durante uns vibrantes 50 minutos, deixando uma promessa de voltar brevemente .

Jonathan Toubin, mentor das míticas festas de música electrónica New York Night Train Soul Clap e Dance-Off, encerrou a noite sem medos e assombrações, com o DJ lisboeta De Los Miedos.

dia 2

Sábado à noite , 1 de novembro, foi o derradeiro dia de mais uma edição de Jameson Urban Routes. A dupla Ishmael Butler e Tendai Maraire, mais conhecidos por Shabazz Palaces deram um dos melhores concertos (senão mesmo o melhor) deste festival.  Chegaram com o seu álbum mais recente Lese Majesty, um conjunto de canções cheias de psicadelismo, elementos do jazz e laivos electrónicos.  Esta dupla é conhecida por ter vindo a reinventar o hip hop ao longo do tempo – arriscam na mistura de sons futuristas com sonoridades analógicas, e juntam-lhes rimas peculiares, num conjunto que nunca dá espaço aos mecanismos tradicionais da canção, desafiando sempre os seus limites.

veio da Guiné e trouxe-nos o aroma exótico da música Balanta e ritmos da África Negra.

Os últimos passos de dança foram comandados por  Nadia Minaj, a nova produtora a ingressar o elenco da Editora Príncipe Discos, e Anthony Naples, produtor americano que lançou o EP Mad Disrespect, com o qual tem conquistado mérito no meio musical.

Jameson Urban Routes tem-nos vindo a habituar a estas viagens seguindo as rotas do que de melhor se faz na música alternativa internacional, sem esquecer de nos relembrar as paisagens da nova música portuguesa, que continua viva e “pronta para as curvas”.

ARTIGOS RELACIONADOS

Música

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: