MÚSICA

  • none
  • none
por

Fotografias: Victor Hugo Pontes.

No dia 1 de Novembro Coppia é o concerto que promete encher de música e surpresa o Grande Auditório do CCB.

A Umbigo tem cinco convites duplos para oferecer, basta que respondam à seguinte pergunta: qual o significado da palavra Coppia? As respostas terão que ser enviadas para o email: passatempos@umbigomagazine.com

Mas o que são os Coppia? Tudo começa a partir de um convite feito pelo CCB a Manuela Azevedo, concedendo-lhe carta branca para a construção de um espectáculo. Na procura do conceito-mãe para o projecto, descobre a palavra italiana Coppia, que logo a seduziu pelo seu potencial semântico e simbólico.

Coppia significa parelha, dupla, casal, par. E se, quase imediatamente, esta palavra remete para a ideia de casal amoroso (não fosse a origem desta palavra a mesma que a palavra “cópula”), cabem aqui também outras parelhas – profissionais, artísticas, familiares... E há ainda a associação gráfica evidente de Coppia com a palavra portuguesa “cópia” e os seus significados – réplica, reflexo, repetição. A ideia de explorar todas estas possibilidades de expressão e de o fazer tendo as canções como ponto de partida passou a ser a ideia central da construção do espectáculo.

Para a criação conjunta deste projecto, convidou uma dupla de velhos cúmplices – Hélder Gonçalves, a quem cabe a direcção musical e Victor Hugo Pontes, responsável pela direcção cénica e cenografia. E, assim (em trio, mas sempre a par), se foi desenhando Coppia – uma viagem pelo que, em todos nós, só faz sentido a dois.

Segundo escreveu Raúl Henriques: "Vai certamente apresentar em palco reinterpretações, réplicas, reflexos de composições de diversos autores, alguns seus parceiros, com ela fazendo coppia, neste espectáculo. Depois dele, as palavras de um miúdo, que se manteve que tempos esperando na fila, numa escola em que os Clã actuaram, vão parecer proféticas: 'não quero autógrafos, não quero nada; só quero dizer-vos que é muito melhor ver-vos ao vivo do que no Youtube'".

1 de Novembro no Grande Auditório do CCB às 21h

ARTIGOS RELACIONADOS

Música

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: