ARQUITECTURA

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none

O Arquiteturas Film Festival Lisboa — Festival Internacional de Cinema e Arquitectura inaugura hoje a sua segunda edição que ocupará até 28 de Setembro, numa intensa programação, o Cinema City Alvalade e a Cinemateca Portuguesa.

Este festival que tem como lema “Não há Cinema sem Arquitecturas” estreou-se com sucesso em 2013, proclamado como o primeiro festival de cinema de arquitectura na Península Ibérica. Uma iniciativa da Do You Mean Architecture com direcção de Sofia Mourato, que após ter dirigido festivais de cinema de arquitectura em Nova Iorque e Holanda, procura “abraçar as infinitas possibilidades de combinação entre a arquitectura e o cinema; fomentar discussões em torno dos assuntos que os filmes suscitam; e, potencialmente, abrir uma nova direcção nos festivais de cinema em Portugal.”

Depois de no passado dia 17 o Arquiteturas Film Festival Lisboa ter realizado uma festa de abertura no Musicbox com a apresentação do filme Train of Thoughts (Áustria, 2012), a sessão de inauguração é hoje marcada pela estreia absoluta em Portugal do filme Cathedrals of Culture — um projecto 3D concebido por seis realizadores diferentes, entre eles Wim Wenders, Robert Redford e Michael Madsen, que procuram de forma surpreendente dar resposta à pergunta “Se os edifícios pudessem falar, o que diriam sobre nós?” Esta exibição tem lugar no Cinema City Alvalade pelas 20h30.

Durante o Arquiteturas serão exibidos mais de 90 filmes, 35 dos quais estarão em competição e poderão ser seleccionados para diversos prémios por um júri internacional, composto por Alexandra Areia, Marting Garber Salzberg, José Manuel Castanheira, Justin Jaeckle, Pedro Campos Costa, Edgar Martins e Rita Nunes.

Paralelamente à exibição de filmes, este festival propõe um programa multidisciplinar de Workshops de Cinema (com a realizadora Merve Bedir), de Marketing (com a Creative Minds), de Digital Art (com o atelier de arquitectura português Digitalab e russo Branchpoint Project), e um especial para crianças (com o atelier Latitudes). Haverá também lugar para Masterclasses com o colectivo italiano Zimmerfei, acompanhado de uma retrospectiva dos seus filmes; sessões de conversa Intersecções, que se desenrolam em torno do diálogo entre dois oradores: Álvaro Domingues com Diogo Seixas Lopes, Rodrigo Areias com Jorge Figueira e Edgar Pêra com Nuno Grande e a apresentação das teses de Rita Brito e Joana Matos sobre cinema e arquitectura, em parceria com o projecto Intervalo para o Conhecimento da Sociedade Nacional de Belas Artes.

A ligação entre o Cinema e a Arquitectura sempre foi umbilical. A imagem em movimento está muito associada às apropriações espaciais que fazemos dos edifícios, das ruas, das cidades, reveladas em diferentes narrativas, que têm sido exploradas com linguagens distintas entre o filme, o documentário e até mesmo a publicidade. Este festival oferece-nos múltiplas abordagens à Arquitectura a partir de olhares cinematográficos que não só ao público especializado se dirigem. A não perder!

ARTIGOS RELACIONADOS

Arquitectura

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: