ARQUITECTURA

logo_facebook logo_twitter logo_tumblr logo_instagram 

  • none
  • none
  • none
  • none

Apaixonarmo-nos por uma cidade é algo que requer uma percepção sobre tudo o que está à nossa volta; percebermos o que nos rodeia, sentirmos as silhuetas dos edifícios que dela fazem parte e a vivência que é feita diariamente em torno de espaços únicos projectados com o intuito de tornar a cidade matéria viva do dia-a-dia da sua população.

Vários meses passaram, e vários episódios foram apresentados nesta iniciativa que juntou dois arquitectos na procura pela divulgação de uma cidade que representa mais que história e tradição; representa excelência no que toca a arquitectura nova e contemporânea.

Na continuidade do primeiro artigo publicado na nossa página, decidimos perceber quais foram as repercussões deste projecto e ver ao longo de meses, que temas foram abordados.

Segundo os arquitectos Filipa Figueira e Tiago Vieira, a iniciativa está a ser muito bem acolhida, tanto pelo público em geral como pelas entidades, tal como o Turismo Porto e Norte de Portugal, que ajudam a divulgar os vídeos.

A selecção das obras apresentadas representa a divulgação do trabalho de diversos arquitectos portugueses no panorama arquitectónico internacional, criando a associação de uma nova geração de arquitectos portugueses e estrangeiros à escola do Porto.

Cada episódio retrata e explora um tema distinto, determinando as características exploradas em cada edifício seleccionado.

Os vídeos são curtos, divertidos e pretendem incentivar o interesse não só de arquitectos, mas também de pessoas que reconhecam o valor da arquitectura de hoje, e da cidade do Porto.

A música é parte integrante de cada episódio, sendo escolhida caso a caso, como forma de transmitir melhor o conceito do episódio. Segundo os arquitectos, “no caso das portas queríamos passar a ideia da descoberta do desconhecido, do que está do outro lado da porta, por isso a música representa esse suspense”.

Ainda não têm qualquer tipo de ajuda da Casa da Música, mas é uma ideia que mais à frente faria todo o sentido uma parceria, dada a componente musical bastante forte.

A série conta já com 6 episódios: luz, escadas, varandas, natureza, texturas e portas e para quem os perdeu podem ser vistos no canal Arquitectura à moda do Porto. No artigo anterior sobre esta iniciativa percebemos que havia a intenção de expandir este projecto; ideia que se mantém assim como a necessidade de ir mais além e internacionalizar o conceito. Segundo os arquitectos, “o projecto tem potencial para mostrar a arquitectura de muitas cidades, muitas vezes desconhecida e com grande qualidade”.

Janelas, claraboias, pátios e coberturas – são os quatro episódios que faltam na série de 10 episódios previstos; no entanto os recursos são poucos e houve a necessidade de fazer uma angariação de fundos numa campanha crowdfunding na plataforma Indiegogo. A Campanha decorre até 16 de Julho, para ajudar nos custos de produção, filmagem, pós-produção e no acesso a melhor equipamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

Arquitectura

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: