MÚSICA

  • none
por

Portugal vai receber a extraordinária Sun Ra Arkestra, na sua presente Jubilee Tour a celebrar os cem anos do nascimento do seu fundador e ícone incontornável do jazz e do afro-futurismo Sun Ra (1914 - 1993), e os 90 anos do seu actual líder Marshall Allen (n. 1924).

No ano 100 do nascimento da estrela que dá pelo nome de Sun Ra, que aterrou em Birmingham, Alabama, e no 90º aniversário do seu discípulo visionário Marshall Allen, Portugal recebe a Arkestra, dirigida pelo astral Sr. Allen, ao vivo no Serralves em Festa!, Porto a 1 de Junho e no palco do B.Leza, à beira-rio do Tejo, em Lisboa, no dia 2 de Junho.

Sun Ra foi visionário da música no geral, do jazz no geral e no particular, das suas composições, orquestrações, dimensão harmónica, rítmica, solista… pensador, cidadão de enorme lucidez, coragem, dignidade e altruísmo. Construiu verdadeiras famílias nas várias encarnações das suas bandas, que eventualmente dariam nascimento à Arkestra. Morou em e revitalizou bairros difíceis, onde a chegada da Arkestra constituiu uma vida melhor para todos os seus vizinhos.

Encenou e criou dança, teatralidade, filmes, textos e poemas de visões de outros mundos para lá daqueles que os olhos vislumbram, sempre tendo em vista a elevar o nível de consciência, criatividade e imaginação daqueles que com ele viajam, e daqueles que querem entrar nessa mesma aventura. Deu casa, comida, carinho e toda a sua sabedoria para os seus músicos, e aqueles que procuravam uma vida dedicada não só ao ofício da música, como aos assuntos amplos da ética, da moral, da conduta e da generosidade.

Tal só foi possível, ao longo de quatro décadas, dos anos 50 até à sua ascensão de volta ao espaço em 1993, pelos avistamentos que conseguiu organizar e erigir em música, por entre viagens pioneiras em concertos ao vivo, edições um pouco por todo o mundo, nomeadamente no seu historicamente caótico selo discográfico El Saturn Records, que geriu com o seu íntimo aliado Alton Abraham.

Da Arkestra, pode-se dizer que contou em quase-exclusivo com dois dos grandes saxofonistas da história do jazz. John Gilmore, que tomou a liderança da Arkestra em 1993 até falecer em 1995, e Marshall Allen, que desde então dirige esta família, das mais lindas da história da música, estão envolvidos com este trabalho desde a década de 50, quando Sun Ra estava radicado em Chicago. Pelo meio, são incontáveis os músicos de enorme valor que passaram pelas várias formações do grupo, que destacar algum seria entremente injusto. Já dúvidas não restam que a admiração, a todos os títulos, pela música que Ra deixou e que aqui segue viva, perpasse várias gerações de músicas e público, e assim continuará até ao infinito.

A luz e a resplandecência desta música segue em frente, tal como a dos seus mensageiros, que regressam (os que sobrevivem e os que entretanto se juntaram ao enterprise) a palcos nacionais pela primeira vez depois de três históricas apresentações em Portugal - a primeira em 1982, em Vilar de Mouros, a segunda em 1985, por ocasião do Jazz em Agosto, e na década passada, em 2005, na Casa da Música.

A organização pertence à Filho Único

Concerto: Sun Ra Arkestra *Jubilee Tour 2014*
B.Leza, dia 2 de Junho às 22h
Entrada: 15€

+

1 de Junho no Serralves em Festa! 2014

ARTIGOS RELACIONADOS

Música

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: