NOTAS SOLTAS

  • none
por

O CCB acolhe agora uma exposição bibliográfica sobre a representação das cidades europeias nas bibliotecas régias: Ajuda, Mafra e Vila Viçosa, cujos acervos são de uma riqueza extraordinária.

Tendo o CCB sido inaugurado em 1992 para acolher a primeira presidência portuguesa da Comunidade Económica Europeia (CEE) a que Portugal tinha aderido em 1986, e havendo vontade de apresentar e valorizar um espólio riquíssimo de exemplares únicos, em que os relatos de viagens e a cartografia desempenharam um papel central, fez-se uma selecção de livros com imagens de cidades dos Estados que formavam a desde então denominada Europa dos Doze. A esta agregou-se o fac-símile do tratado de adesão de Portugal, documento com mais de 15 mil páginas, gentilmente cedido pelo Arquivo Nacional da Torre do Tombo.

A qualidade das obras seleccionadas e das ilustrações escolhidas despertará o interesse de especialistas do livro antigo e da sua história, mas também a curiosidade do público em geral, pelo invulgar aparato de dimensões e requintado sentido da ilustração monumental.

Com todas as diferenças nas gravuras e vistas de cidades que documentam, estes espécimes muito raros indiciam a existência de uma fundamental identidade europeia.

A exposição é Comissariada por Cristina Pinto Basto, da Biblioteca do Palácio Nacional da Ajuda, Teresa Amaral, da Biblioteca do Palácio Nacional de Mafra e Maria de Jesus Monge, do Museu-Biblioteca da Casa de Bragança, e é apresentada a propósito das celebrações, ainda em curso, dos 20 anos do Centro Cultural de  Belém.

Até 26 de Janeiro no Centro de Reuniões do Centro Cultural de Belém

Entrada Livre

ARTIGOS RELACIONADOS

Notas Soltas

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: