• none
  • none

Grey Matter (Substantia grisea) é a nova exposição de Miguel Palma patente na galeria Luís Serpa Projectos. Insere-se no Ciclo de Exposições e Conversas à volta da mesa Olho por olho, mente por mente. Nesta mostra vemos desenhos do artista produzidos durante o ano de 2013 com o tema: a massa cinzenta, o cérebro.

Tudo começou durante o Verão. Com a abundância do sol e do calor Miguel Palma decidiu pensar no cinzento pois sentiu saudades do inverno. "Há uma espécie de nostalgia", referiu. No entanto é muito complicado pintar em cinzento e partiu de alguns pantones que trouxe dos Estados Unidos, com cores usadas na construção civil. São cores respeitadas para os que querem preservar o património. Já os colecciona há alguns anos e esta colecção partiu de pantones do Arizona, onde esteve numa residência durante um ano.

A partir dos pantones fez um exercício em trabalhos que se inserem dentro do expressionismo abstracto e dripping. A partir daí começou a contar histórias: "recortei imagens e frases de livros e revistas. Cada desenho refere-se a um dia a pensar em determinado assunto", refere. Trata-se de uma pintura diária de 2 meses que se reflectem em 46 desenhos.

Os temas são sempre cinzentos devido à matéria, uma massa cinzenta que envolve a massa branca do cérebro. "A massa branca é responsável pelo automatismo, batimento cardíaco, etc. A massa cinzenta é mais complexa e é aí que se dão as sinapses e a contrução do pensamento e da parte cognitiva. Como se fosse uma capa", conta Miguel.

No interior dos desenhos encontramos textos que o artista retira de jornais, Internet e revistas. Foi lendo e investigando construindo uma árvore genealógica de um dia onde se encontram várias experências que se podem viver.

Da exposição irá também resultar um livro publicado por Stolen Books numa edição organizada por Luís Alegre com textos de António Cerveira Pinto, entre outros.

A exposição estará patente na galeria Luís Serpa Projectos até ao dia 15 de Novembro.

Rua Tenente Raúl Cascais, 1B, Lisboa

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: