MODA E BELEZA

  • none
  • none
  • none
por

É no Mude que está patente a exposição de Felipe Oliveira Baptista e na opinião da Umbigo vale a pena ser vista principalmente pelo universo  cénico e criativo que nela habita.

Concebida como uma instalação, a exposição propõe uma imersão no universo criativo de Felipe Oliveira Baptista. Um espaço caleidoscópico, com espelhos que intersectam a galeria em diferentes ângulos e direcções, desenhado por Bureau Betak. Oferece assim uma leitura multifacetada sobre o seu trajecto e obra desde que foi reconhecido com o Grand Prix do Festival d’ Hyères (2002).

O resultado é um lugar que vive entre o real e a ficção, o objecto e a sua imagem, traduzindo o próprio universo cénico, performativo e metamórfico da moda. Espelho da mente (A Screen to the Brain) é a peça central da exposição. Um cérebro tecnológico que projecta, de forma compulsiva e aparentemente aleatória, imagens, desenhos, colagens, fotografias e notas, juntamente com desfiles e editoriais, permitindo viajar pelo imaginário de Felipe Oliveira Baptista, ao mesmo tempo que dá pistas para a compreensão das peças em exposição e do processo criativo de cada colecção.

100

Esta instalação, desenhada por Alexandre de Betak e produzida pelo Bureau Betak, foi criada para o 28º Festival Internacional de Moda e Fotografia em Hyères e foi apresentada de abril a maio de 2013, no Centro de Arte da Villa Noailles. Em torno deste cérebro, o trabalho de Felipe Oliveira Baptista é apresentado em 12 instalações que evidenciam cinco temáticas persistentes no seu percurso: protecção, novos uniformes e roupa de trabalho, revisitando os clássicos, geometrias variáveis e tecnologia vs natureza.

A exposição mostra ainda a particular sensibilidade arquitetónica de Felipe Oliveira Baptista e a forma como tem reinterpretado as suas raízes portuguesas, afirmando ao mesmo tempo uma identidade universal.

Curadoria - Bárbara Coutinho/ Felipe Oliveira Baptista
Design expositivo - Alexandre de Betak (Bureau Betak)
Design gráfico - Simon de la Salle
Sound design - Michel Gaubert
Colaboração técnica - SAMSUNG

Patente no MUDE até 16/02/2014

Rua Augusta, 24, Lisboa

ARTIGOS RELACIONADOS

Moda e Beleza

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: