NOTAS SOLTAS

  • none
  • none
  • none
por

Foi agora lançado o livro As Roças de São Tomé e Príncipe, um projecto dos arquitectos e investigadores Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrad e do fotógrafo Francisco Nogueira, pela editora Tinta da China.

As Roças de São Tomé e Príncipe é um projecto editorial que aborda a temática da África Lusófona, percorrendo as antigas estruturas agrárias de cacau e café que nos séculos XIX e XX estiveram na base do desenvolvimento territorial, patrimonial e económico desta pequena ex-colónia portuguesa. Tem como objectivo reaproximar o público santomense da sua herança, reavivando a riqueza e memória das roças, procurando assim a reflexão sobre a situação actual, como ponto de partida para a criação, recriação e inventariação de um novo futuro, na salvaguarda e recuperação patrimonial.

Resumo do Prefácio

Há um local especial em África, mesmo único nas suas características, que, embora de reduzidas dimensões e limitada geografia – duas pequenas ilhas no Golfo da Guiné –, contém um conjunto arquitectónico e territorial inigualável. Trata-se do arquipélago de São Tomé e Príncipe e das suas cidades, mas sobretudo das suas celebradas roças.

Em As Roças de São Tomé e Príncipe, os arquitectos e investigadores Duarte Pape e Rodrigo Rebelo de Andrade dedicaram-se ao levantamento e estudo dos espaços e da arquitectura histórica deste arquipélago. E alcançaram, na verdade, a edição mais aprofundada,
inovadora, esclarecida e polifacetada que se conseguiu até hoje. As roças e a sua arquitectura são aqui abordadas no seu enquadramento histórico e geográfico, nas suas origens e desenvolvimento, nas relações com a sociedade e a economia. E também, claro, nas perspectivas especificamente arquitectónicas: tipologias, planos de urbanização, formas e materiais.

Nas suas viagens ao terreno, os autores foram acompanhados pelo fotógrafo Francisco Nogueira, cujo contributo faz deste álbum um objecto absolutamente
inesquecível.

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado:

Diários do Umbigo