DIÁRIOS DO UMBIGO

  • none

Quando os amigos vêm jantar a casa nada melhor do que encher a mesa de petiscos, sentar, comer e ficar à conversa. Uma composição bonita e saborosa dessa mesa é a salada de ovas, e para surpreender, feita também com rúcula selvagem.

As receitas mais comuns de salada de ovas são feitas com tomate ou pimentos vermelhos e salsa. Esse foi um daqueles palpites que correu bem, usar a mesma base (cebola, azeite, sal e pimenta) juntando o sabor picante e amargo da rúcula.

As ovas de bacalhau são ricas em ácidos gordos omega 3 que estão relacionados, entre outras coisas, com a nossa capacidade cognitiva e memória. A rúcula, para além de conter muitas vitaminas, tem propriedades anticancerígenas, antibacterianas e antivirais.

Nesta receita serão necessários:

500 g de ovas de bacalhau
1 cebola pequena
1/2 dente de alho
30 g de rúcula selvagem
35 ml de azeite
Sal fino
Pimenta preta

Para começar, coloque as ovas a cozer num tacho com água, deixe ferver cerca de 10 – 15 minutos, para que fiquem bem cozidas, especialmente se forem congeladas. Esta água deve estar temperada com uma pitada de sal.

Enquanto as ovas cozem pique bem a cebola, de modo a ficarem em pedaços muito pequenos. Faça o mesmo com os alhos. Quem preferir, pode usar uma picadora, tendo em atenção para que a cebola e o alho não fiquem em papa.

Depois de cozidas, retire as ovas e deixe arrefecer. Quando já estiverem quase frias corte às rodelas, em viés.

Corte a rúcula vulgarmente, apenas para que fique em pedaços um pouco menores.

Num recipiente, junte as ovas, cebola, alho, rúcula, azeite, sal e pimenta. Misture tudo com cuidado para evitar que as ovas quebrem. Leve ao frigorífico cerca de meia hora para arrefecer.

Coloque numa taça e sirva.

Bom apetite!

ARTIGOS RELACIONADOS

Diários do Umbigo

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: