BOA-VIDA

  • none
por

A primeira edição do Steinbeisser Gastronomia Experimental em Lisboa realiza-se a 13, 14 e 15 de Setembro. É um evento gastronómico experimental, onde será servido um menu vegetariano de cinco pratos confeccionados com produtos de origem regional e provenientes de agricultura biológica e biodinâmica.

Esta edição conta com a participação de Eugénia Varatojo como cozinheira-chefe convidada e responsável pela criação do menu. As peças de cutelaria usadas neste evento, da autoria do designer Maki Okamoto, foram especialmente criadas para proporcionar uma experiência diferente sobre a forma de comer e pensar o que se come.

SEG6

Esta edição de Gastronomia Experimental vai ter lugar no Instituto Macrobiótico de Portugal, um centro para partilhar e desenvolver o conhecimento com a saúde e o bem-estar, alimentação natural e estilos de vida mais saudáveis e ecológicos. Fundado em 1985, este espaço tornou-se desde então um ponto de encontro para estudantes e participantes que procuram aprender sobre macrobiótica e saúde natural. Com este evento pretende-se inspirar todos os convidados e deixar uma impressão ‘encantadora’ em todos os sentidos.

SEG E

OS COLABORADORES:

Maki Okamoto – Designer especialista em joalharia contemporânea que ao transformar objectos de uso diário, tal como um copo, uma colher ou um livro, propõe, através do seu manuseamento, questionar forma e função. Maki Okamoto nasceu em Hyogo, no Japão, e actualmente vive e trabalha em Estocolmo.

Eugénia Varatojo – Uma das principais professoras de cozinha macrobiótica em Portugal. Com o marido, foi a fundadora do Instituto Macrobiótico de Portugal onde é hoje a responsável pelos programas de cozinha.

João Castella – Consultor em agricultura biodinâmica e representante não oficial da Demeter em Portugal. Actualmente está a criar uma Associação Biodinâmica em Portugal.

Algaplus – Empresa que nasceu da vontade de transferir o conhecimento e experiência de dois investigadores para um negócio com impacto nos sectores da aquacultura, ambiente e biotecnologia. É pioneira em Portugal no cultivo de macro-algas marinhas e na sua aplicação como componente extractiva de sistemas de aquacultura integrada multitrófica.

Herdade do Freixo do Meio – Rege-se pelo respeito por nós próprios, pelos outros e pelo planeta terra, incidindo a sua actuação na procura e implementação de um modelo de gestão agro-ecológico designado Montado. Aposta na eficiência da utilização dos recursos naturais, eco-funcionalidades, redução de resíduos, eficiência dos processos, redução da pegada ecológica e transição para a era pós-carbono. A principal função desta herdade é a produção de alimentos (todos os ingredientes fazem parte da dieta mediterrânica e são de origem vegetal).

Loja do Sal – Empresa familiar com quatro gerações. As Salinas Naturais de Rio Maior são uma fonte salgada em plena área protegida do Parque Natural das erras de Aire e Candeeiros. A elevada percentagem de cloreto de sódio faz com que a sua utilização seja mais reduzida e o seu sabor intenso potencializa o dos alimentos e reduz a dose diária do sal.

SEG51

OS FUNDADORES:

Steinbeisser foi fundado por Jouw Wijnsma e Martin Kullik, numa referência à atitude ‘morder pedra’ e ao livro de Michael Ende História Interminável. Em conjunto com o Lloyd Hotel & Cultural Embassy, em Amesterdão, foi criada uma plataforma que examina e estimula o pensamento interdisciplinar em áreas como a joalharia contemporânea, design, moda, dança contemporânea e gastronomia experimental.

SEG11

Será servido um menu de 5 pratos (€27/pessoa). Máx. 25 pessoas/noite. Sexta-feira, 13 Set., Sábado, 14 Set. e Domingo, 15 Set., às 19:00

Steinbeisser no Instituto Macrobiótico de Portugal, R. Anchieta 5 - 2º esq., Lisboa

Reservas: info@steinbeisser.org e shoes41.42@gmail.com

ARTIGOS RELACIONADOS

Boa-vida

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: