DESIGN

  • none
  • none
  • none
  • none

Estabelecido em 2000 sob a filosofia de que “tudo pode surpreender, todas as formas podem ser multifuncionais e que todas as soluções podem ser únicas”, o CONTRAFORMA design studio reúne a nova geração de jovens e criativos - mas já experientes - designers e arquitectos lituanos.

Reconhecidos pelo sucesso alcançado através das suas colecções de mobiliário comercial e doméstico, o CONTRAFORMA design studio e os designers profissionais que dele fazem parte são já uma referência no panorama do design internacional, alcançada tanto pela criatividade e qualidade dos trabalhos apresentados, como pelos prémios recebidos, entre eles o prestigiado “red dot design award” com a série de sofás Logo, de Nauris Kalinauskas.

Nauris Kalinauskas, fundador e director de arte da CONTRAFORMA, tem desde sempre demonstrado um enorme interesse pela simplicidade e beleza das formas geométricas, pela pureza dos materiais e pela forma com que a tecnologia os modela, estimulando a criatividade e ajudando-o a manter o design focado em formas geométricas simples e puras. Os seus projectos não só sobressaem pela sua componente utilitária, funcional e estética, mas também pelo uso criativo de materiais pouco comuns na construção de mobiliário.  Nauris afirma que “ quando se consegue bloquear os elementos triviais do ambiente que nos rodeia e se tenta observar as coisas de um ponto de vista diferente, então conseguimos o surpreendente sentimento de criatividade, um desejo constante de cristalizar e transformar os pensamentos em formas físicas”.

Para além do premiado Logo, Nauris Kalinauskas é também o criador de outras peças emblemáticas da marca, entre elas o conjunto de mesas e cadeiras Pixel, a estante Quad ou o tapete modular Imperial. Logo, premiado em 2007 com o red dot design award, é um sistema de assentos descontraído e utilitário. Flexível e funcional ao mesmo tempo, é o sistema ideal para um ambiente de escritório ou residencial. Construído com materiais leves, embora resistentes e muito confortáveis, é dotado de uma aparência leve e jovial, enfatizada ainda pela versatilidade com que os apoios de braços se adaptam livremente a diversas partes do sofá.

Do CONTRAFORMA design studio fazem parte, até à data, criadores como Tauras Stalnionis, Martynas Kazimierenas, Paulius Savickas, Juozas Brundza, Dalius Razauskas, Paulius Vitkauskas, Jonas Pit e Neringa Dervinyte, autora de uma das colecções mais marcantes deste colectivo lituano: a linha de mesas de apoio e candeeiros Romance, talvez o melhor exemplo da sua estética expressiva e feminina, reflexos da sua formação inicial em joalharia.

A linha Romance associa as linhas puras e simples do design contemporâneo às influências românticas da sua criadora. O jogo de luz e sombras conseguido pelos motivos florais recortados a laser e pela combinação de duas cores (uma no interior e outra no exterior) criam uma atmosfera romântica e acolhedora, enfatizando, pelos mesmos motivos, a leveza das peças, tornando-as atraentes e inovadoras. Constituída por diversas peças de tamanhos, cores e usos diferentes, a linha Romance é construída em metal recortado a laser, que lhe confere estabilidade e durabilidade. A mesa Romance foi galardoada com o primeiro prémio na feira de mobiliário “Baldai 04”, Litexpo, em 2004, tendo provocado bastante agitação na Lituânia, onde a madeira era até então o material de eleição, usado praticamente em exclusivo para a construção de mobiliário.

Design

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: