• none
por

No âmbito da Trienal no Alentejo inauguram amanhã (dia 23) em Évora duas exposições dos artistas Pierre Gonnord e Claire de Jong.

Através da residência da Trienal no Alentejo, Pierre Gonnord apresenta a sua interpretação das especificidades do terroir e da realidade sociológica local com a mostra Au-Delà du Tage. A inauguração está marcada para as 19h na Igreja do Salvador em Évora.

Pierre Gonnord é um fotógrafo francês que já teve lugar nas páginas da Umbigo. É viajante retratista, com influência do retrato clássico pictórico que lembra mestres da pintura como Velázquez. O retrato para si é uma reflexão e contemplação da vida e beleza do seu retratado, enquanto indivíduo com a sua história e origens. O artista vive e trabalha em Madrid, onde se faz representar pela conceituada Galeria Juana de Aizpuru. Sendo Madrid a sua cidade de eleição para expor o seu trabalho, em 2007 foi distinguido com o Prémio de Fotografia da cidade de Madrid.

No mesmo dia, às 17h inaugura Giraffes de Claire de Jong no Palácio do Barrocal, em Évora. A artista escolheu a escultura como meio de expressão, sendo a sua resposta pessoal ao Alentejo. A forma impressionante como a paisagem existente desperta o nascer de ideias numa beleza surreal. Um conto de fadas, como, uma paisagem alienígena transplantado e sujeito a muitas leituras introspectivas e emotivas, levando a outras memorias e sentimentos, como os vividos pela artista em África. Claire nasceu na Cidade do Cabo, viveu e trabalhou em Londres e em Paris. Actualmente reside e trabalha na Antuérpia. É formada em Belas Artes (BA Fine Art) pela University of the Witwatersrand. Os seus mais recentes projectos envolvem a pintura de materiais fotográficos, bem como a escultura. Em 2007 realizou uma exposição individual na Five Year London e realizou uma exposição com Carter Presents em Fastest with The Mostest 2007, Londres, e feiras de arte incluindo, Scope London 2006, Scope Miami 2006 e Scope New York 2007.

O comissariado de ambas as exposições pertence a D. André de Quiroga.

ARTIGOS RELACIONADOS

Arte

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: