DESIGN

  • none
  • none
  • none
  • none

Depois da Ideal & Co e da Piurra, segue-se agora a Galula para completar e complementar uma das possíveis trilogias sobre projectos de design de excelência com raízes no norte de Portugal.

Criado em 2011, o Galula Studio surge a partir das ideias de Filipa Mendes e Gustavo Macedo - designers de produto de formação - que um dia decidiram dar vida aos esboços de objectos de mobiliário que há muito vinham a imaginar para as suas próprias casas e para as dos seus amigos. Como não poderia deixar de ser, apoiaram-se na qualidade e experiência encontradas na indústria de mobiliário e na produção de cortiça portuguesas, num processo que foi criterioso e muito exigente.

Reflectindo a personalidade dos seus mentores, a marca Galula nasce com o objectivo de dar um carácter recreativo e alegre aos objectos do dia-a-dia. O próprio nome, um regionalismo que em português significa “coisa apetitosa para se comer”, reflecte a boa disposição e sentido de humor com que Filipa e Gustavo encaram este projecto profissional. Não sendo comestíveis, as peças saídas do Galula Studio são bastante apetecíveis e divertidas, deixando qualquer pessoa que com elas se depare com um sorriso de felicidade estampado no rosto. É esta a motivação principal desta dupla do norte, que com isto quer também provar que o design, para além de funcional, pode também ser divertido.

Inspirado no princípio de design funcionalista associado à arquitectura e design moderno do século XX, “form follows function”, em português “a forma segue a função”, o mote perseguido e transmitido por Filipa e Gustavo é “Follow the Fun-ction” - Segue a Diversão - traduzindo-se num conjunto de peças divertidas e funcionais, como é disso exemplo a mesa de apoio Tio. Inspirada na história “O Patinho Feio”, Tio surge para se tornar um presente de boas-vindas pelo nascimento de um bebé. Um objecto de afectos que acompanha as várias etapas da vida, a partir do qual se partilham e guardam segredos, momentos e recordações. Intergeracional e intemporal.

Da colecção Galula fazem ainda parte, até à data, as cadeiras Woody, de design simples, funcional e ergonómico, mas com identidades próprias, dadas pelos diferentes ilustradores que nelas deixaram a sua marca, o Três Stool, um banco modular com assento em cortiça que, apesar dos seus três lados e três pernas, permite configurações diversas, adaptando-se a qualquer pessoa, postura e suas necessidades. Versátil é também o candeeiro Glint. Recentemente premiado na 5ª edição dos POP’s (concurso promovido pela Loja de Serralves que visa promover e destacar os melhores projectos de origem portuguesa) como melhor projecto na área da iluminação, Glint é a perfeita combinação de duas peças: um ponto de luz portátil que se magnetiza a todas as superfícies de ferro e um suporte para contê-lo ou a outros pequenos objectos, como livros e revistas. Nesta, como nas outras peças do Galula Studio, o limite é somente o da imaginação!

Follow the Fun-ction!

Galula Studio

(Em Lisboa, de entre outros espaços, as peças da Galula podem ser namoradas e adquiridas, na Arte Assinada Concept Store, sita no número 13 do Largo Trindade Coelho, perto da Igreja de São Roque.)

Design

Newsletter

Subscreva-me para o mantermos actualizado: